Pensar Piauí

Atleta desaparecido no PI é Bronze na Copa Brasil e promessa da canoagem

Lívio Santos é considerado um dos mais experientes do projeto Iporanga, da cidade de José de Freitas.

Foto: Reprodução/redes sociaisLívio Santos, de 15 anos, desapareceu na barragem durante treino de canoagem
Lívio Santos, de 15 anos, desapareceu na barragem do Bezerro durante treino de canoagem

Lívio Santos, atleta de 15 anos, segue desaparecido após treino no projeto Iporanga, em José de Freitas, no Piauí. O adolescente é uma das promessas da canoagem no estado e, mesmo jovem, consegue reunir conquistas nacionais. Lívio faz parte do projeto desde o início das atividades e com isso ganhou experiência entre os participantes do grupo.

No Projeto Iporanga, Lívio participa de competições na categoria cadete. Ano passado, ele participou da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e foi medalhista de bronze na primeira etapa, que ocorreu em Capitólio-MG, ao lado de outro canoísta, na categoria C2 500m e 200m cadete - o atleta é 7º colocado na categoria. 

Ainda em 2023, Lívio também participou do Campeonato Brasileiro de Canoagem, mas não ganhou medalha. O atleta é treinado pelo técnico Diego Viana, experiente e ex-atleta da seleção brasileira.

As buscas por Lívio seguem em José de Freitas

Foto: Reprodução/Mariane AquinoGrupo faz orações em buscas por atletas de canoagem desaparecido em José de Freitas
Grupo faz orações em buscas por atleta de canoagem desaparecido em José de Freitas

Lívio participou de uma atividade na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 38 km de Teresina. Na tarde dessa quinta-feira (15), o grupo realizou treinamentos no local, quando caiu uma tempestade, com forte ventania, e seu barco virou. Alunos alegaram que ondas foram criadas por conta dos ventos. A partir disso, os protocolos de busca foram iniciados pelo jovem, que está desaparecido desde às 17h30.

Conheça o projeto

A Escola de Canoagem Iporanga, em José de Freitas, oferece aulas gratuitas da modalidade na Barragem do Bezerro para crianças e adolescentes. A escolinha surgiu em 2018 e atende atualmente 60 crianças em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com associações da cidade, o instrutor Till Neves prepara os alunos de forma técnica, para a prática da canoagem, mas também de forma social.

Desde então, a escola tem participado de diversas competições de canoagem pelo Brasil. No final do ano de 2023, quatro atletas da Iporanga foram convocados para compor a Seleção Brasileira, além do técnico Diego Viana, para o Campeonato Sul-Americano que ocorreu em Lagoa Santa-MG, entre outubro e novembro de 2023. Lívio não esteve presente na convocação.

Veja participação de Lívio na Copa do Brasil de Canoagem 2023:


Com informações do GE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS