Pensar Piauí

As festividades juninas de Teresina em tempos de pandemia

Teremos quadrilhas, sim senhor!

Foto: DivulgaçãoFestejos juninos
Festejos juninos

Segundo ano consecutivo de pandemia e as festividades juninas agora vão ganhar um formato diferente no Piauí. Respeitando todas as orientações dos órgãos sanitários, os grupos se organizam para nao deixar passar em branco e pretendem celebrar com muita animação.

Em Teresina, o grupo campeão de festivais juninos Luar do São João comemorará seus 10 anos e vai abrir o São João com uma grande live direto do Theatro 4 de Setembro. “A pandemia teve uma impacto enorme na cultura junina como um todo. Mexeu com a nossa economia. Nossas costureiras produziam figurinos para 72 pares de dançarinos da quadrilha. Imagina quanto perderam de renda”, observa Paulo César, integrante do grupo.

Com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, uma programação especial está sendo preparada para o Complexo Cultural da Praça Pedro II, com decoração contemplativa no espaço, lives direto do Theatro 4 de Setembro e uma grande surpresa no Centro Artesanal. “É uma decoração que vai evocar os santos juninos, justamente num período em que a pandemia tem gerado esse processo de reflexão e de fé. Vamos também fazer homenagem às cidades do Piauí que tem os nomes dos santos juninos”, antecipa o arquiteto Paulo Vasconcelos. 

Segundo ele, também haverá três núcleos cênicos, mais para fins contemplativos, fotos e visitação. “Uma outra questão muito importante é que estamos dando espaço para artesões do Piauí, justamente num momento em que eles atravessam muita dificuldade. Então, boa parte dos elementos decorativos estão sendo feitos por artesãos piauienses”, revela.

A decoração deve ficar pronta na véspera de Santo Antônio e ficará disponível para visitação até dois dias depois de São Pedro.

A Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí (Fequajupi) também prepara uma programação de concursos a serem realizados na cidade de Demerval Lobão. Veja a programação: 

Foto: fequajupiProgramação
Programação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS