Pensar Piauí

As condições de Vladmir Putin para acabar com a guerra na Ucrânia

Na próxima quinta-feira, 24, completa-se um mês do conflito no país europeu

Foto: DivulgaçãoVolodymyr Zelensky e Putim
Volodymyr Zelensky e Putim

ocafezinho - O presidente da Rússia, Vladmir Putin, nas conversas que manteve com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, incluiu as condições para que a guerra na Ucrânia possa ter um fim. Vale lembrar que na próxima quinta-feira, 24, completa-se um mês do conflito no país europeu.

Em Istambul, o porta-voz do governo turco, Ibrahim Kalin, confirmou a imprensa que dos seis pontos apresentados por Putin, quatro são de fácil resolução e só dependem das escolhas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

É bom ressaltar que a principal condição do Kremlin é que a Ucrânia se comprometa a nunca ser um país membro da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) ou de qualquer outros organismo liderado pelos EUA.

A Rússia também pede que o país vizinho adote um processo de desarmamento como demostração de que não representa uma ameaça ao Kremlin. Além disso, os ucranianos teriam que manter o idioma russo em áreas do país onde ela é falada.

Outro ponto fortemente defendido por Putin é a “desnazificação” do Ucrânia, vetando grupos de ultradireita remanescentes da II Guerra Mundial, alimentados pela ideologia nazista. As outras exigências dizem respeito aos territórios pró-Rússia que a Ucrânia teria que abrir mão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS