Pensar Piauí

Apple é obrigada a atualizar iPhone 12 na França após alerta de radiação em aparelhos

Nesta semana, a França suspendeu as vendas dos aparelhos após testes

Foto: REUTERS/Stephane MaheiPhone 12, da Apple, em uma loja de celulares em Nantes, França
iPhone 12, da Apple, em uma loja de celulares em Nantes, França

A Apple se comprometeu nesta sexta-feira a atualizar o software do iPhone 12 na França para resolver uma disputa sobre os níveis de radiação, mas as preocupações em outros países europeus sinalizaram que a empresa pode ter que tomar medidas semelhantes em outros lugares.

Nesta semana, a França suspendeu as vendas dos aparelhos após testes que, segundo a empresa, revelaram violações dos limites de exposição humana à radiação.

A Apple contestou os resultados, dizendo que o iPhone 12 foi certificado por vários órgãos internacionais como compatível com os padrões globais, mas afirmou nesta sexta-feira que emitirá uma atualização de software para acomodar os métodos de teste usados na França.

Os pesquisadores realizaram um grande número de estudos nas últimas duas décadas para avaliar os riscos à saúde dos telefones celulares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nenhum efeito adverso à saúde foi comprovado.

Mas o alerta de radiação na França, baseado em resultados de testes que diferem dos realizados em outros países, gerou preocupações em toda a Europa.

A Bélgica afirmou que realizará sua própria análise, enquanto a Alemanha disse que está em contato com as autoridades francesas para encontrar uma solução para toda a União Europeia. Não ficou imediatamente claro se haverá uma atualização de software em todo o bloco.

A Itália, por sua vez, deve pedir à Apple que atualize o software do modelo de dispositivo no país, de acordo com uma fonte do governo.

A Autoridade Holandesa para Infraestrutura Digital disse que também está conduzindo sua própria análise, que deve ocorrer em duas semanas, e que está em contato com a Apple, bem como com as autoridades alemãs e francesas. A agência disse ter recebido ligações de consumidores preocupados.

O governo francês deu as boas-vindas à atualização de software da Apple, dizendo que ela será testada rapidamente e deverá permitir a retomada das vendas do modelo relativamente antigo do iPhone 12, lançado em 2020.

"Emitiremos uma atualização de software para os usuários na França para acomodar o protocolo usado pelos órgãos reguladores franceses. Esperamos que o iPhone 12 continue disponível na França", disse a Apple em um comunicado.

Com informações do 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS