Pensar Piauí

Após orientação médica, Lula adia novamente viagem à China

Viagem já havia sido adiada para a manhã de domingo, mas agora não tem nova data para ocorrer

Foto: EVARISTO SA / AFPLula
Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou mais uma vez a viagem que faria à China, após ser diagnosticado com pneumonia. Em nota, o governo informou que a visita será remarcada "em nova data", sem informar um novo dia de embarque.

"Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data", informou o governo.

Segundo a nota, Lula foi examinado no Hospital Sirio-Libanês, em Brasília, na quinta-feira, 23, após ter sintomas de gripe. Os médicos, então, diagnosticaram que o presidente tinha "broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento".

"Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral", afirmou a médica Ana Helena Germoglio.

Lula já havia adiado o embarque da comitiva presidencial por um dia. No entanto, ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já estavam em Pequim no aguardo do presidente. Eles participavam de eventos do setor e reuniões de trabalho e institucionais com autoridades do governo chinês.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS