Política

Antonio José Medeiros na "história oral" do PT

A Fundação Perseu Abramo desenvolve projetos de história oral com o objetivo de diversificar o acervo de documentos sobre a história do PT

  • domingo, 26 de julho de 2020

Foto: Fundação Perdeu AbramoAntonio José Medeiros
Antonio José Medeiros

A Fundação Perseu Abramo através do Centro Sérgio Buarque de Holanda desenvolve projetos de história oral com o objetivo de diversificar o acervo de documentos sobre a história do PT, contribuindo com a formação da militância e as pesquisas no campo da história e das ciências sociais, principalmente.

Em 2019, foi iniciado um projeto a título de comemoração dos 40 anos do PT. Começou a ser constituído um conjunto de registros audiovisuais, com base na metodologia de história oral, de lideranças do PT que fizeram parte de toda esta trajetória, e cujos olhares podem contribuir com novos elementos para pesquisas e também para o fortalecimento da identidade partidária, análise e reflexão sobre a trajetória da organização. 

Para iniciar este conjunto de registros, foram selecionados os integrantes das cinco primeiras Comissões Executivas Nacionais (CEN) do PT, que seguiram participando das quatro décadas do partido, vivenciando, atuando e interferindo nas transformações que ocorreram desde a sua organização inicial, até o presente.

O projeto foi interrompido em razão da pandemia atual e será retomado assim que possível.

O piauiense Antônio José Medeiros é um dos 19 petistas que integram a primeira parte do projeto. Os demais são:

Benedita da Silva, Clara Ant, Djalma Bom, Eduardo Suplicy, Eduardo Magela, Gilberto Carvalho, Gumercindo Milhomem, Hamilton Pereira, Iara Bernardi, Ideli Salvatti, Joaquim Soriano, Jorge Bittar, José Genuíno, Luiz Eduardo Greenhalgh, Markus Sokol, Perly Cipriano, Telma de Sousa, Wladimir Pomar.

Veja o depoimento de Antonio José Medeiros:

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: