Pensar Piauí

Ana Helena é médica e "onde Lula está, ela também está"

Saiba quem é a médica que acompanha a saúde de Lula no cotidiano

Foto: DivulgaçãoAna Helena e Lula
Ana Helena e Lula

 

Metrópoles - “Onde Lula está, também estou. É muito fácil me encontrar”, brinca a médica Ana Helena Germoglio. A infectologista de 42 anos assumiu, em 1º de janeiro, o cargo de “coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República”.

Na prática, a missão principal de Ana Helena é cuidar da saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que inclui acompanhá-lo em todas as viagens nacionais e internacionais.

O convite para assumir a função partiu do ortopedista Cléber Ferreira, médico oficial da Presidência da República nos dois governos anteriores de Lula.

“Foi um convite irrecusável. Nunca vislumbrei esse cargo, mas, para qualquer pessoa, servir ao presidente Lula é uma oportunidade única”

Formação e carreira

Nascida em João Pessoa, Ana Helena se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2005, e veio para Brasília no mesmo ano fazer residência na Universidade de Brasília (UnB). Desde então, a capital federal é seu principal endereço.

Antes de integrar a equipe do presidente, a médica trabalhou no Hospital Alvorada, Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e atuou como professora de pós-graduação em uma faculdade particular do DF.

No período mais crítico da pandemia, Ana Helena estava no Hran, primeiro hospital referência para a Covid no DF. Era uma das responsáveis pelos atendimentos aos casos mais graves da doença. Em seguida, foi requisitada para trabalhar no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin).

Dona de uma linguagem fácil e clara, ela também se destacou na pandemia por explicar de maneira simples – seja nos veículos de comunicação ou em suas redes sociais – as pesquisas mais importantes que saíam sobre o coronavírus.

Referência

A mãe dela, Helena Germoglio, que também é infectologista e foi sua professora na UFPB, é uma de suas principais referências. “A minha mãe sempre foi meu modelo”, conta.

Trabalho em tempo integral

Como médica pessoal do presidente da República, Ana Helena precisa estar disponível em tempo integral para atender qualquer intercorrência. Ela dá expediente no Palácio do Planalto diariamente.

“Estou sempre acompanhando o presidente. Fico o tempo todo de prontidão para o caso de alguma necessidade. Quanto menos ele precisar, melhor para todos nós”, destaca a infectologista.

Pneumonia

Lula deveria ter embarcado para a China neste sábado (24/3), mas precisou adiar a viagem após ser diagnosticado com uma pneumonia leve na noite de quinta-feira (23/3). A sugestão para que ele fosse ao Sírio Libanês fazer exames antes de viajar foi dela.

“A pneumonia precisa ser controlada para que ele possa embarcar, e é isso o que estamos fazendo”, afirma Ana Helena, que não dá detalhes sobre a saúde do paciente ilustre. A médica tem feito visitas diárias ao presidente para avaliar o quadro e será uma das integrantes da comitiva que irá à China.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS