Pensar Piauí

Ambulâncias com incubadoras neonatais! Na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa tem

Veículos assim não havia em nenhum hospital privado e público de Teresina

Foto: SESAPIAmbilâncias
Ambulâncias

 

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), entregou duas ambulâncias à Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (Nova MDER). Esses são os primeiros veículos equipados com incubadoras neonatais de todo o estado. A solenidade foi realizada, nesta sexta-feira (22). 

“É um importante investimento para a saúde pública do nosso estado. São ambulâncias que vão atender tanto a mãe quanto o bebê. São veículos equipados com incubadora, que não tinha em nenhum hospital privado e público de Teresina. Estamos investindo para que a maternidade seja a melhor do país”, afirma Antonio Luiz, secretário estadual da Saúde.

Os veículos adquiridos para a unidade de saúde são da categoria de Suporte Médico Avançado - UTI tipo "D", com base em um projeto neonatal que visa fornecer atendimento completo tanto para a mãe quanto para o bebê. Essas ambulâncias estão equipadas com todos os dispositivos de suporte à vida.

“Estamos fortalecendo a nova maternidade na média e alta complexidade. Essas ambulâncias estão equipadas com o que há de mais moderno para garantir segurança no transporte, tanto das mães como dos bebês que necessitem desse tipo de atendimento”, complementa Dirceu Campelo, superintendente de gestão da rede média e alta complexidade da Sesapi.

As ambulâncias contam ainda com sistema para o monitoramento contínuo da saúde da mãe e do bebê. O equipamento garante que os sinais vitais e outros parâmetros críticos sejam acompanhados durante o transporte. Isso permite que a equipe médica identifique rapidamente quaisquer mudanças na condição do paciente e tome medidas apropriadas.

“Como temos 30 leitos de UTI neo natal, é muito importante que o transporte desse bebê seja feito da forma mais segura possível. Estamos recebendo ambulâncias bastante modernas, as melhores do país. É um salto de qualidade na assistência prestado pela maternidade”, disse Carmen Viana, diretora da Nova MDER.

Foram investidos em torno de R$ 700 mil na aquisição dos veículos, que incorporam tecnologia de transporte avançada, proporcionando segurança, conforto e um impacto positivo no meio ambiente, ao reduzir os níveis de poluição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS