Pensar Piauí

Alunos concluem Pronatec com projeto Cultura e Cidadania

Alunos concluem Pronatec com projeto Cultura e Cidadania

A noite desta sexta-feira (18) foi marcada com muita diversão e arte para os novos técnicos formados, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. O Memorial Esperança Garcia, em Teresina, foi espaço formador e palco escolhido para a culminância do Projeto Integrador dos Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) "Pronatec na Diversidade Cultural".
Na abertura do Projeto Integrador "Cultura e Cidadania", fruto da parceria entre Seduc e Secult, os alunos, além dos professores e equipe técnica, realizaram a exposição de ilustração, fotografia, assistente de palco e cenotécnica, peça teatral.
Os trabalhos apresentados resultaram do aprendizado no eixo dos cursos: Assistente de Dramaturgia, Assistente de palco, Assistente de Coreografia, Figurinista, ilustrador, Fotografo, Auxiliar de Cenotécnica, Auxiliar de Conservação de acervos, Maquiador Cênico, Agente Cultural, Assistente de Cultura e Assistente de Produção Cultural.
A diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Adriana Moura, que coordena o Pronatec no Piauí, acompanhou o trabalho exposto pelos alunos.
"Esta noite representa a culminância e alegria de colher frutos, a nossa ex-secretaria, Rejane Dias, plantou para que este dia chegasse. Fomos a Brasília trazer estes cursos para o Estado e hoje estamos vivenciando alegrias e reconhecimento de como eles são necessários. O Pronatec é um programa importante que garante acesso ao mercado de trabalho, resgata a autoestima dos nossos jovens, incluindo através da arte, como vimos hoje, e é importante realizar uma gestão comprometida com este trabalho", declarou Adriana Moura.
O Projeto Integrador "Cultura e Cidadania" realizou ainda atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a realização de oficinas de confecção de turbantes, penteados afro e limpeza de pele, seguida por uma aula de gafieira.
A coordenadora do Memorial Zumbi dos Palmares, Antonia Aguiar, em seu discurso ressaltou a importância da parceria para a comunidade "Aqui no Memorial aconteceram os três cursos do Pronatec e está é uma responsabilidade imensa, além de ser uma alegria receber e qualificar nossos alunos para o mercado de trabalho. Estamos de braços abertos aos projetos que contribuam com a comunidade", enfatizou a coordenadora do Memorial.
Incentivada pela filha a fazer um curso, Remédios Lemos, agora técnica Auxiliar de Conservação de Acervos aos 66 anos voltou à sala de aula. Ela relata como fazer o curso do Pronatec a transformou.
"Minha filha me incentivou a fazer o curso para conhecer como organizar os meus livros e eu não queria, pois nem sabia o que era acervo. Quando conheci o curso fiquei surpresa, não era apenas organizar livros era me tornar uma profissional. Eu assisti todas as aulas do curso, me dediquei e hoje o Pronatec me transformou em algo que não imaginava no início", comemorou Remédios.
Os alunos do curso Assistente de Dramaturgia mostraram ainda a apresentação teatral "Eu Sou a Esperança", fruto das aulas FIC, bem como a apresentação de danças dos alunos do curso de Assistente de Coreografia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS