Pensar Piauí

Aluno da UESPI recebe reconhecimento internacional em concurso de vídeo da ONU

Em 2021, Carmo também foi destaque ao vencer o 4° Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU

Foto: ReproduçãoCarmo Neto, de 20 anos
Carmo Neto, de 20 anos

Carmo Neto, de 20 anos, estudante de Jornalismo de São Julião, no Piauí, recebeu destaque após ter um vídeo reconhecido no Plural + Youth Video Festival – competição internacional de vídeos da ONU (Organização das Nações Unidas).

 “O Sonho de João” conta a história de João, um menino do povoado Mandacaru, município de São Julião, que tem o sonho de ser jogador de futebol.

Como um dos reconhecidos por esse concurso de renome internacional, Carmo Neto foi agraciado com um convite para participar da cerimônia de premiação que acontecerá na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Sobre a Competição

O Plural Plus é um concurso de vídeos lançado em 2009 pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Tem como objetivo proporcionar abordagens sobre questões fundamentais, como xenofobia, migração, diversidade e inclusão social.

Em 19 de outubro, Carmo recebeu notícia do prêmio, mas somente na segunda-feira (06), o vídeo foi exibido no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Barros Araújo em Picos, para alunos do curso de jornalismo.

Foto: ReproduçãoO vídeo “O Sonho de João”
O vídeo “O Sonho de João”

Sobre o vídeo:

O curta-metragem “O Sonho de João,” produzido em inglês, aborda a desigualdade no acesso a oportunidades e a forma que isso pode impactar os sonhos e aspirações de pessoas socialmente vulneráveis.

Em relação ao vídeo ‘O Sonho de João’, Carmo Neto destacou:

“Meu objetivo era mostrar como as desigualdades de oportunidades afetam os sonhos de crianças como João, que almejam uma vida melhor. A produção explora o futebol e a educação como ferramentas de transformação social. O vídeo é um grito contra as barreiras sociais que limitam o potencial de muitas pessoas.”

Em 2021, Carmo também foi destaque ao vencer o 4° Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU, desta vez com um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito humano à água.

Com informações do Piauí em Foco 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS