Pensar Piauí

Aluno da rede estadual aprendeu a ler com 10 anos e alcançou 940 pontos na redação do Enem

Emanuel Cândido tem o sonho de cursar medicina

Foto: ReproduçãoEmanuel Cândido, estudante de São Julião (PI)
Emanuel Cândido, estudante de São Julião (PI) 

Emanuel Cândido, de 18 anos, estudante da VI Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual, foi destaque na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 obtendo 940 pontos. O jovem é aluno da Unidade Escolar Alice Rocha, localizada em São Julião, 385 Km de Teresina, e até seus 10 anos de idade não sabia ler nem escrever.

O estudante, filho do pedreiro Cândido Silva e da agricultora Areolina Maria, conta que teve dificuldades em sua alfabetização, só conseguindo aprender a ler e escrever com dez anos de idade, o que não o impediu de sonhar e buscar seus objetivos.

“Basicamente comecei a estudar em uma escola pública que se chama Roldão de Alencar Bezerra. Mas até meus dez anos frequentei o jardim I, durante esse período a minha educação não estava tendo um retorno tão agradável ao qual eu estava esperando, estava sendo muito baixo, porém, ao completar meus dez anos, a minha mãe me colocou na escola Instituto de Ensino Maria do Socorro Aquiles e Sá (IEMSAS), situada em Fronteiras. Lá estudei durante quatro anos, que foi aonde finalmente aprendi a ler e escrever. Após esse período retornei para São Julião, onde concluí meu ensino fundamental e irei terminar o médio”, conta o estudante ao pensarpiauí.

Ao voltar para sua cidade, Emanuel começou a estudar por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Comecei no EJA por um motivo simples, estava muito atrasado na questão da série em que eu me encontrava. Foi agradável, o ensino dos professores contribuiu bastante para o meu aprendizado. As minhas maiores dificuldades foram somente no momento que eu não sabia ler, isso foi um calcanhar de aquiles pra mim”, destacou Emanuel. 

De acordo com Glória Almeida, diretora da escola, o estudante concluiu o Ensino Fundamental  por meio da modalidade EJA e estava cursando o 2º ano do Ensino Médio quando resolveu prestar o Enem como treineiro.

"O Emanoel Cândido sempre foi um jovem bastante estudioso, dedicado e muito inteligente. Nós que fazemos a Unidade Escolar Alice Rocha queremos parabenizá-lo e agradecer a todo o esforço também de seus pais que sempre o incentivaram. Estamos todos orgulhosos", declara a diretora.

O estudante disse que, durante todo o ano passado, escreveu três redações por semana, e segue com sua rotina intensa de estudos diariamente. Ele contou sua história de superação ao pensarpiauí e ressaltou que, além do seu esforço e dedicação, o apoio da sua família foi fundamental desde o início da sua vida escolar.

“O apoio da minha família foi essencial. Poder contar com eles foi uma inspiração a mais, dava aquele gás final quando eu me encontrava cansado”. 

Emanuel disse que seu sonho é cursar medicina e que a chave do sucesso nos estudos é nunca desistir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS