Pensar Piauí

Conheça Altino Masson, o maior grileiro da Amazônia

Entenda o que é grilagem de terras

Foto: Reprodução/revista PiauíAltino Masson
Altino Masson

O catarinense Altino Masson, de 76 anos, é o maior grileiro vivo de terras da Amazônia Legal. As áreas griladas chegam a 458 mil hectares, equivalente a três vezes a cidade de São Paulo. A informação é do jornalista Allan de Abreu, da Revista Piauí. 

Masson possui onze fazendas em terras públicas no Amazonas e no Pará. Vale destacar que todas essas propriedades são instaladas em áreas de conservação em que a mata já foi parcialmente destruída. 

O grileiro também se apresenta como dono de outras 21 fazendas, no Pará e em Mato Grosso. Apesar de não ficarem em áreas públicas, as propriedades também são griladas. Juntas, elas somam 284,7 mil hectares.

Ele chegou a dizer que comprava as terras na Amazônia pagando com o ouro que extraía em sua fazenda Bela Vista. “A terra era quase de graça. Eu chegava para o dono com saquinhos de 200 ou 300 gramas de ouro e levava centenas de hectares. Um contador batia os documentos e pronto”, disse. “Tive olho gordo. Não podia ver um pedaço de terra que corria lá comprar”. 

Masson ainda insiste em dizer que todas as propriedades são documentadas.


Grilagem de terras 

A grilagem de terras é um fenômeno comum no interior do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste. O grileiro é um proprietário privado que se apossa das terras devolutas (terras públicas sem destinação) e/ou de terras de terceiros. Esta apropriação envolve a criação de documentos falsos, de onde provém o termo grilagem, já que os documentos eram engavetados com grilos para dar uma aparência de antigos (portanto, mais verossímil) pelo amarelado que os detritos do animal deixam no papel e pelos desgastes que os animais provocam no mesmo.

A grilagem de terras geralmente está associada com outros crimes, o uso de jagunços e pistoleiros para expulsar os antigos proprietários e/ou se proteger de possíveis invasores é bastante comum, igualmente é comum o uso das terras para extrativismo ilegal e práticas criminosas.

Existe também a grilagem em áreas urbanas, muito demonstrada nos casos em que construções do programa social “Minha Casa, Minha Vida” foram tomados por agentes do crime organizado.  Ainda assim, os casos mais emblemáticos ocorrem no campo.

Com informações do DCM e Infoescola 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS