Pensar Piauí

Após mais uma fake news sobre Covid, Alexandre Garcia é demitido da CNN

CNN diz, em nota, que "reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”

Foto: CNNAlexandre Garcia
Alexandre Garcia

Em comunicado oficial divulgado na noite dessa sexta-feira (24/9), a CNN Brasil afirma que “rescindiu” o contrato com o jornalistaAlexandre Garcia após defender o tratamento precoce contra a Covid-19.

“A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz um trecho da publicação.

“O quadro ‘Liberdade de Opinião’ continuará na programação da emissora, dentro do jornal ‘Novo Dia'”, continua.

A CNN ainda finaliza a nota garantindo que “reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”.

Entenda o caso 

Nesta sexta, a CNN voltou a desmentir Alexandre Garcia, após o comentarista citar a Prevent Senior e afirmar que o chamado “kit covid” salvou milhares de vidas. A administradora de planos de saúde é alvo de investigações no MP, na Polícia Civil e na CPI da Covid por supostamente pressionar seus médicos conveniados a tratar pacientes com remédios sem eficácia comprovada como hidroxicloroquina, contraindicada para a Covid-19.

“Os tais remédios sem eficácia comprovada salvaram milhares de vidas sendo aplicados imediatamente, mesmo antes do resultado do teste. É na fase 1, na fase 2 às vezes evitam hospitalizações. Na fase 1 sempre evitam hospitalizações, sempre evitam sofrimento. Na fase 3 são ineficazes, depois que a pessoa já está hospitalizada ou intubada. […] Essa questão de eficácia comprovada a gente só vai saber daqui uns três anos. Agora tudo é experimental”, disse Alexandre Garcia.

Ao final da participação de Alexandre, a apresentadora Elisa Veeck desmentiu a fala e reforçou que as opiniões dos comentaristas da CNN não refletem a posição da emissora.

“Reitero sempre para vocês que nos acompanham que as opiniões emitidas pelos comentaristas do quadro não refletem necessariamente a posição da CNN. E mais um acréscimo aqui neste fim do quadro de hoje, a CNN ressalta que não existe um tratamento precoce comprovado cientificamente para prevenir a Covid-19. O que a ciência mostra é que a prevenção, com o uso de máscaras e a vacinação, são as únicas maneiras de combater a pandemia”, corrigiu Veeck.

Não foi a primeira polêmica de Alexandre Garcia na emissora. Ele já foi desmentido ao vivo após afirmar que jovens “não precisariam tomar a vacina segundo as estatísticas”. Também afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tinha “todo o direito” de lançar um decreto proibindo governadores e prefeitos de decretarem restrições para o controle de coronavírus. E fez apologia do remédio cloroquina dizendo que Bolsonaro (sem partido) “é a comprovação científica de que o uso da hidroxicloroquina dá certo”.

A íntegra da nota da CNN:

A CNN Brasil comunica que rescindiu o contrato com o jornalista Alexandre Garcia nesta sexta-feira (24).

A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada.

O quadro "Liberdade de Opinião" continuará na programação da emissora, dentro do jornal "Novo Dia".

A CNN Brasil reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS