Pensar Piauí

Alepi aprova criação do Programa Alfabetiza Piauí

O Programa Alfabetiza Piauí substitui o Proaja (Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos) e espera educar mais de 12 mil pessoas anualmente.

Foto: Reprodução/aline RaquelSessão na CCJ nesta terça-feira (2) presidida pelo deputado Gil Carlos (PT)
Sessão na CCJ nesta terça-feira (2) presidida pelo deputado Gil Carlos (PT)

Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (2), projeto de lei enviado pelo Governo do Estado que modifica a política de alfabetização de jovens e adultos. O Programa Alfabetiza Piauí substitui o Proaja (Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos) e espera educar mais de 12 mil pessoas anualmente.

A matéria tramitou ainda nesta terça-feira (2) na Comissão de Saúde, Educação e Cultura, onde recebeu parecer favorável do deputado Dr. Gil Carlos (PT). No Plenário, o projeto foi aprovado por unanimidade. O novo programa tem boas expectativas dos parlamentares diante das críticas que foram feitas ao Proaja.

Foto: Reprodução/aline RaquelCCJ nesta terça-feira (2)
CCJ nesta terça-feira (2)

Na mensagem enviada ao Parlamento com o projeto, o Governo do Estado afirma que vão ser investidos cerca de R$ 18,3 milhões por ano no Alfabetiza Piauí. Além da oferta dos cursos de alfabetização, está prevista a concessão de bolsas para os estudantes.

Ainda sobre educação, a Alepi aprovou, na mesma sessão plenária, o projeto que cria o incentivo ao turismo pedagógico na rede escolar estadual. A matéria apresentada pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) entende que as viagens são uma forma de incentivar a formação ativa, o desenvolvimento cultural dos estudantes e o turismo sustentável.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS