Pensar Piauí

AGENTE DE SAÚDE: PROFISSIONALISMO E AMIZADE MELHORAM PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TERESINA

AGENTE DE SAÚDE: PROFISSIONALISMO E AMIZADE MELHORAM PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TERESINA

Foto: GoogleAgente de Saúde
Agente de Saúde

Considerado por muitos como o melhor amigo da família, o agente comunitário de saúde (ACS) é o principal elo entre a comunidade e a Unidade Básica de Saúde. Esse profissional é a peça chave para o bom desempenho do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) porque no exercício da sua atividade diária, ele trabalha na prevenção das doenças e agravos, passa a conhecer a situação sócio-cultural e econômica de cada residência e se torna, em muitos casos, o meio mais eficiente para solução de vários problemas da família.

O ACS tem que morar obrigatoriamente na comunidade e isso permite uma relação mais próxima com a população e, consequentemente, resulta um trabalho de vigilância e promoção da saúde mais eficaz. “ Conheço a nossa agente de saúde a mais de 20 anos. Tenho total confiança nela, porque ela, sabe melhor do que nós mesmos, do que estamos precisando. Eu era anêmica e nem sabia, vivia cansada, foi quando ela percebeu meu desânimo e me orientou ir ao médico. Além das questões de saúde, ela me ajuda em outras situações. Eu estava com problemas com meu neto, aquela rebeldia de adolescência, pois ela conversou com ele, deu conselhos e hoje nossa relação melhorou. A nossa Agente de Saúde se tornou uma amiga. Um anjo da guarda”, ressalta emocionada a aposentada Maria Marreiros, moradora da Avenida Boa Esperança, Zona Norte de Teresina.

Agente de Saúde a 11 anos, Benedita Costa Silva, enfatiza que o vínculo com a comunidade realmente vai além do profissional. “Acabo fazendo mais do que a função exige, mas confesso que é gratificante contribuir para conseguir uma cadeira de rodas, conseguir uma consulta especializada, ajudar uma paciente deficiente visual a ter mais qualidade de vida”, declara.

O Agente também faz o diagnóstico demográfico e sócio-cultural das famílias residentes em sua área geográfica definida e através de um cadastro atualizado de todas as pessoas, os dados são usados para controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde.

A partir deste monitoramento, as famílias são orientadas de forma mais precisa e eficaz quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis. Pelo outro lado, todo o registro feito pelo ACS também é utilizado para conduzir as ações da Unidade Básica de Saúde, que através do diagnóstico da comunidade passa a conhecer melhor as necessidades da população assistida.

Especialista em Saúde da Família, reforça que a ESF reorganizou a atenção básica de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) promoveu uma qualidade na prevenção de doenças, vigilância a alimentação, pré natal, controle de DST, assim como acompanhamento de hipertensos, diabéticos, acamados e crianças com menos de 2 anos. “Antes todo mundo ia direto para o hospital, que ficava com uma demanda muito grande, agora através dos Agentes, percebemos uma melhor distribuição dessa demanda. O encaminhamento correto otimizou o atendimento e promoveu mais qualidade de vida à população assistida”, explica a enfermeira Sora Costa, especialista em Saúde da Família.

Este importante programa é desenvolvido em todo o Brasil com recursos oriundos do Tesouro Nacional , através do Ministério da Saúde, onde cada equipe recebe valor diferenciado, de acordo com as modalidades estabelecidas, como por exemplo com base na população atendida nos distintos municípios. O valor repassado também pode ter acréscimos de acordo com a implantação de alguns programas específicos, como o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).

Resistência

Sora Costa explica que a recepção ao Agente de Saúde pela maioria da população é positiva, entretanto, há casos em que a família não quer receber o profissional. “Pessoas com o poder sócio econômico um pouquinho mais elevado, que geralmente já tem plano de saúde, não querem receber a visita do ACS. O que é lamentável, porque o Agente tem que visitar a todos, pois precisamos saber se naquela casa mora alguém com hanseníase, transtorno mental, depressão, ou outra enfermidade”.

A resistência por parte da população pode comprometer o controle de alguns agravos. De acordo com a enfermeira esta é a principal questão que precisa de ajuste para execução de 100% das ações de promoção da saúde

O Agente integra a equipe de Estratégia de Saúde da Família, que também é composta por um médico, generalista ou especialista, enfermeira, auxiliar ou técnico de enfermagem e em alguns casos dentistas. Em cada equipe deve haver de 4 a 12 agentes de saúde, sendo estabelecido este número de acordo com a população atendida. Cada agente é responsável por no máximo 750 pessoa e toda família deve ser visitada pelo menos uma vez por mês.

Piauí tem maior cobertura de Saúde da Família no Brasil

Dos 224 municípios do Piauí, em 221 há a Estratégia de Saúde da Família e em três município só tem o Programa de Agentes Comunitários de Sáude (PACS), totalizando 7.205 agentes em todo o Estado e 1225 equipes de ESF. Estes números colocam o Piauí com 95,58% de cobertura das ações do programa “ O que mais se aproxima dos 100% de ações em todo o Brasil”, destaca o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Sáude do Piauí, Herlon Guimarães.

Em Teresina são 258 equipes de estratégia de saúde da família e 1500 agentes de saúde cadastrados em plena atividade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS