Pensar Piauí

Adolescentes participam de palestra ministrada por reeducando que lançou livro

Adolescentes participam de palestra ministrada por reeducando que lançou livro

Nessa sexta-feira (16), na unidade do Centro Educacional Feminino(CEF), em Teresina, as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas puderam ver um grande exemplo de como a escrita e a leitura têm um poder imensurável de transformação social.
O detento Alberonio Alves, que atualmente cumpre pena em regime semiaberto na Casa de Apoio ao Semiaberto, esteve no CEF proferindo a palestra “De volta à vida vencendo obstáculos”. Ele, que lançou uma coletânea com 10 fábulas, denominada “Jacaré Bitonho: o poder do Espírito Santo”, discorreu para as adolescentes sobre como encontrou forças e motivação para superar os percalços. Mostrou que, com foco, fé e por meio da leitura, é possível mudar para melhor o rumo da vida.
O livro tem como tema central histórias relacionadas à evangelização cristã, tendo o jacaré chamado Bitonho como protagonista. Enquanto escrevia Jacaré Bitonho, Alberonio participava dos programas de educação desenvolvidos na penitenciária Irmão Guido e também de tarefas diárias da unidade, na área da limpeza.
Para a coordenadora do CEF, Adriana Cléia, o exemplo do detendo levado por meio da palestra reforça uma iniciativa que pode ser de grande efetividade para o processo de ressocialização. “Apreensões e internações são apenas um meio das adolescentes chegarem a um novo caminho. Mas devemos sempre trabalhar com outras medidas para que elas retornem às suas famílias com atitudes e pensamentos diferentes”, declarou. “E palestras como essa, de uma pessoa que hoje tem voltado aos poucos à sociedade de uma outra forma, fazem com que as adolescentes percebam que é possível construir uma nova história”, concluiu Adriana.
Também estiveram presentes na palestra o gerente de internações da Diretoria da Unidade de Atendimento Socioeducativo(DUASE) da Sasc, Edmar Batista. o coordenador do projeto Semiliberdade da Sasc, Gleydson Batista; e colaboradores da unidade do CEF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS