Política

ABESPA é a entidade escolhida por Wellington Dias

No próximo dia 05 de março, quando aniversaria, a entidade escolhida pelo Governador é a Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (Abespa)

  • terça-feira, 3 de março de 2020

Foto: DivulgaçãoConvite de aniversário do governador
Convite de aniversário do governador

A Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA) é a entidade escolhida neste ano pelo governador Wellington Dias (PT) para receber ajuda financeira por ocasião da comemoração do seu aniversário. Todos os anos, o governador piauiense escolhe uma entidade para sediar sua festa simbólica e, como presente, pede contribuições financeiras para a entidade. O tema da comemoração é "Juntos na comemoração e na solidariedade". A festa será na quinta-feira, 05, às 8h, na Casa de Maria, Vila Operária. 

A Associação, conhecida como Pastoral do Povo da Rua, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada pelo padre Amadeu Matias Bernardes Filho, em 29 de novembro de 2008. Na verdade, tudo começou em 2002, quando o padre Amadeu se uniu a um grupo de voluntários, amigos e seminaristas, criando a Pastoral do Povo de Rua. O objetivo era resgatar a cidadania de moradores de rua dos arredores da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, em Teresina. A proposta do projeto era conhecer cada indivíduo e ajudá-los no que fosse possível, estabelecendo vínculos que permitissem criar relações de confiança e autonomia.

Em 2009, a associação ganhou novo nome: Beneficente São Paulo Apóstolo, e manteve a mesma proposta de trabalho. Atualmente, a associação conta com 24 voluntários, entre contadores, advogados, professores, psicólogos e assistentes sociais. Além de distribuir cestas básicas, promover encontros visando a inclusão social dos assistidos e auxiliar na  inserção no mercado de trabalho, também busca tratar da saúde dos moradores de rua. O programa oferece tratamento médico, psicológico e odontológico, e procura orientar os assistidos com palestras e oficinas.

De acordo com o padre João Paulo, o projeto da Associação Beneficente São Paulo Apóstolo pretende oferecer profissionais da área médica e assistencial em saúde para os moradores de rua, que muitas vezes não são atendidos adequadamente nas unidades de saúde. "Trabalhamos na redução de danos, trabalhamos com terapias integrativas comunitárias e buscamos que eles saiam das ruas e se internem nas casas de recuperação, aqueles que quiserem", informa o padre João Paulo.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: