Cultura

A Procissão das Sanfonas 2021 celebra o centenário de Zé Dantas

A proposta desse ano é convidar alguns amigos e simpatizantes da cultura gonzaguiana para celebrar o centenário do  José de Sousa Dantas Filho

  • sábado, 24 de julho de 2021

Foto: Luciano Klaus/DivulgaçãoProcissão das Sanfonas
Procissão das Sanfonas

 

Geléia Total -  O evento anual que se tornou uma tradição em Teresina, a Procissão das Sanfonas, desde o ano passado acontece virtualmente e tem um forte apoio dos músicos piauienses, além da população que acompanha seja presencialmente (como acontecia até 2019) ou nas redes sociais o evento. A caminhada dos sanfoneiros ocorre há 13 anos pelas ruas do Centro de Teresina e é promovida pela Colônia Gonzaguiana do Piauí. No dia 2 de agosto, que marca a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, os músicos e artistas da cultura popular piauiense se juntam nessa grande celebração que começará às 18:30 pontualmente e será transmitida do Museu do Piauí pelo canal do YouTube da Colônia Gonzaguiana e pela TV Assembleia.

Segundo Wilson Seraine, a proposta desse ano é convidar alguns amigos e simpatizantes da cultura gonzaguiana para celebrar o centenário do  José de Sousa Dantas Filho, mais conhecido como Zé Dantas. O compositor, poeta, folclorista e médico nasceu na cidade de Carnaíba, em Pernambuco. Muitas das suas composições se destacaram na voz de Luiz Gonzaga, que foi o seu grande parceiro. Com certeza você lembrará das músicas “Vem Morena”, “A volta da Asa Branca”, “Cintura Fina”, “Riacho do Navio”, “Sabiá”, entre outras que compõem o cancioneiro nordestino e brasileiro.

Neste ano teremos participação de Wagner Ribeiro que compôs a música tema do evento, Gonzaga Lu, Leo do Xenhenhém, Flávio Moura, Flaviano do Acordeon, Lázaro do Piauí e Tairo Silva, as Fulô do Sertão, Caju Pinga Fogo, entre outras atrações. Além disso, o evento terá um depoimento do filho de Zé Dantas e contará com participações virtuais de artistas de destaque nacional como Chambinho do Acordeon, Jaiminho de Exú, Targino Gondim, Poeta Pedro Sampaio, Reginaldo da Silva, entre outras.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: