Pensar Piauí

A mídia neoliberal não fala mais sozinha

Jornalismo independente tem mais força e garante com isso mais democracia e justiça ao ambiente comunicacional

Foto: Montagem pensarpiauiVeículos da imprensa comercial e Renato Rovai
Veículos da imprensa comercial e Renato Rovai

 

Por Renato Rovai, jornalista, na Fórum 

O MPT-DF confirmou após consulta dos advogados da Fórum que recebeu 3 denúncias sobre o Estadão que envolvem desde horas extras até o assédio moral em produção de matérias como a da suposta "Dama do Tráfico", no qual o jornal vinculou o ministro da Justica Flávio Dino e seus assessores ao crime organizado.

Fórum recebeu essa denúncia com prints no sábado pela manhã, ouviu três pessoas que trabalham ou trabalharam recentemente no Estadão e também a editora de política Andreza Matais antes de produzir a matéria. 

Mesmo com todo o cuidado tomado, fomos acusados de produzir jornalismo difamatório por ser um "site simpático ao governo". Somos simpáticos, de fato. Simpáticos à verdadeira liberdade de imprensa que submete, inclusive, produção jornalística de caráter difamatório e duvidoso, como a série de matérias da dama do tráfico, ao teste da verdade.

Não é a primeira vez nesses 22 anos de existência que ao serem desmascarados veículos com Globo, Estadão, Folha e suas associações que fazem coro a tudo que os donos da imprensa tradicional defendem nos acusam de forma indevida.

Até na categoria há quem faça distinção entre o trabalho na mídia independente e nos produtos da imprensa neoliberal. Um desses jornalistas me procurou às 22h30 do domingo de forma incisiva pedindo provas de que a denúncia existia.
Somos simpáticos. E por isso não vamos tripudiar e sambar na avenida dizendo: estão todas aí na investigação que foi aberta. E que vai garantir ao jornalistas de O Estadão que possam revelar como muitas pautas foram produzidas nos últimos tempos e a custa de quanto assédio moral.

Fórum fez jornalismo neste caso pra fazer justiça a um cidadão que tinha se transformado nas redes (a partir das acusações que vieram em dossiê para o Estadão) em amigo do tráfico, em chefe de quadrilha. Foi nisso que Andreza Matais e seu jornal tentaram transformar Flávio Dino, que sequer tinha aparecido em foto com a suposta "dama do trafico". 

Esses veículos também precisam se desculpar com Dino.

Nós da Fórum temos a dizer o seguinte: no novo ecossistema midiático a mídia neoliberal não fala mais sozinha. O jornalismo independente do Brasil tem cada dia mais força e garante com isso mais democracia e justiça ao ambiente comunicacional. Justiça que foi feita neste episódio. Se o pedido de desculpas não vier, como somos simpáticos, vamos entender que é só por vergonha. Uma vergonha que não cabe nos editoriais quadrados destes veículos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS