Pensar Piauí
Advogado

Luzinaldo Soares

Advogado

O presente de grego de Bolsonaro para a Educação pública

Foto: Google ImagensBolsonaro promove o desmanche da universidade pública
Bolsonaro promove o desmanche da universidade pública

A sociedade brasileira recebeu um belo presente no fim do ano: a medida provisória do Governo que acaba com a democracia nas Instituições de Ensino Superior!

A medida provisória prevê que reitores serão eleitos em lista tríplice, assim como os diretores de Institutos Federais, e acaba com a eleição de diretores de campus, que serão nomeados pelos reitores. Assim dois aspectos que eram avanços democráticos claros foram esvaziados: a nomeação do primeiro colocado no processo de escolha dos diretores de Institutos Federais; e a eleição dos diretores de Campus pela comunidade acadêmica.

A medida demonstra duas claras intenções do governo: primeiro, o aparelhamento ideológico dessas instituições. O Governo que diz que o PT aparelhava a Administração Pública, agora, vem aparelhando como nenhum outro governo fez! O republicanismo não existe mais no País, pelo menos enquanto esse governo estiver por aí. Bolsonaro não tem dó nem piedade em aplicar um regime excludente e voltado apenas aos seus interesses e de seus eleitores - os empresários conservadores e reacionários.

Por outro lado, a medida visa a médio e longo prazo a destruição do ensino superior gratuito e público. Com a colocação de reitores e diretores de campus do lado do governo, ou seja, ideologicamente alinhados, essas instituições vão perder sua autonomia constitucional e vão trabalhar a favor da política destrutiva do governo. O governo não quer ensino público, e como é um governo de empresários, provavelmente tem a intenção de favorecer empresas privadas que tentam colocar suas garras nessas instituições. O pobre vai sofrer, porque não vai ter mais acesso à educação.

E pra completar um atentado terrorista contra o Porta dos Fundos! Alguém imaginava que um dia no Brasil teríamos grupos terroristas?  Um grupo de extrema direta, conservador e supostamente religioso, assumiu o atentado. É evidente que eles se sentem a vontade para fazer isso. O governo dá guarida a esse tipo de coisa. Será que vão investigar? Duvido! Infelizmente, o ovo da serpente já foi gestado no Brasil, e sua casca agora vem quebrando rapidamente. Tristemente, vemos o ocaso da democracia neste grande País.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS