Pensar Piauí
Doutor em Antropologia

Arnaldo Eugênio

Doutor em Antropologia

Não vacile

É de conhecimento empírico que, com a chegada das festas de fim de ano os centros comerciais de todo o país ficam lotados, aja uma movimentação intensa de pessoas e grande circulação de dinheiro, o que sempre atraicriminosos de vários lugares – ladrões, lanceiros,drogados, assaltantes, arrombadores, estelionatários etc. –, em busca de vítimas fáceis pela distração e vacilo.

Durante o período entre a liberação da primeira parcela do 13º salário até 31 de dezembro há um incremento de dinheiro no comércio, devido as compras eas comemorações de Natal e Ano Novo, levando as pessoas a saírem mais, aumentando a movimentação pela cidade. Além disso, muitas famílias saem de férias nesta época e aproveitam para passar o feriado prolongado em outros locais, deixando suas casas vazias e vulneráveis.

Então, o que fazer, se se conhece esse tipo departicularidade social e de sazonalidade criminal? Como inibir as ações de ladrões (“lanceiros”), que têm como alvo as pessoas que vão às compras, ou realizam saques de dinheiro em caixas eletrônicos (“saidinha de banco”) ou deixam suas casas desprotegidas (“casa engomada”) nas festas de fim de ano?

Por um lado, como as autoridades policiais sabemdesse contexto, caberá à polícia militar, integrada com a guarda municipal, elaborar e executar um plano estratégico como operações inteligentes para coibir as ações dos criminosos oportunistas. Contudo, não bastará um grande efetivo de policiais e guardas nas ruas sem um planejamento de ações táticas de caráter preventivo e repressivo.

Por outro lado, é necessário que homens e mulheres distraídas evitem expor carteiras, bolsas, celulares, joias e dinheiro quando forem às compras no centro comercial,além de não levarem crianças, para que não se tornem“presas” fáceis. Pois, a eficácia das ações táticas da polícia militar e da guarda municipal dependem, também, do comportamento dos consumidores e moradores.

Pois, somente as ações policiais não evitarão os roubose furtos nas festas de fim de ano, na medida em que a criminalidade pode ser estimulada por pessoas que exibemcelular na mão, ostentam colares, pulseiras, brincos, relógios; saem com muito dinheiro, idosos andando sozinhos; travam os carros e não se certificam de que está trancado etc.

Em geral, o modus operandi dos criminosos incluem a observação das pessoas distraídas e sozinhas, a “saidinha de banco”, os furtos e roubos de veículos, através de ações rápidas e em grupos, aproveitando a movimentação para se disfarçarem entre os populares.

Nesse sentido, algumas precauções devem ser tomadas para evitar sermos vítimas dos criminosos. Dentre elas destacam-se: não flexibilizar as medidas de segurança, utilizar o transporte público e alternativo, não realizar todas as compras no mesmo dia, prestar atenção ao movimento em redor enquanto faz o uso do aparelho, sempre segure a bolsa à frente de seu corpo e somente autilize no interior das lojas.

Ressalte-se que, além de casos durante as compras, aumentam também os arrombamentos, os assaltos, os furtos, e os roubos às residências, condomínios, lojas e empresas. Assim, como medida de segurança, deve-se evitar a exposição excessiva nas redes sociais; constituir uma rede de vizinhos protegidos ou de confiança; estabelecer um canal de vigilância para alertar a polícia em casos de ocorrências suspeitas; instalar sistemas de segurança nos imóveis residenciais e comerciais; contratar um vigia ou vigilante profissional etc.

Portanto, ter para uma festa de fim de ano agradável e feliz, não vacile.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS