Pensar Piauí
Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

A censura está de volta! Imagina se Fábio Luis Lula da Silva, pede à Justiça censura a Lava Jato?

Foto: PensarPiauí

Censura

Os advogados Rodrigo Roca e Luciana Pires, responsáveis pela defesa do senador Flávio Bolsonaro, entraram com uma ação quinta-feira na 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio e conseguiram na tarde de ontem, uma tutela provisória proibindo a Rede Globo de expor qualquer documento ou peça do processo referente à investigação sobre o esquema de “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) — que corre em sigilo. A decisão é da juíza Cristina Serra Feijó. 

É bom lembrar que dias antes o sitio eletrônico GGN, do jornalista Luis Nassif, já havia sido calado. Uma decisão judicial censurou 11 reportagens do GGN que citam o banco BTG Pactual de propriedade de André Esteves, preso por suspeita de corrupção, tendo entre um de seus fundadores o ministro da Economia Paulo Gudes. 

Então, estes são os novos tempos vividos pelo Brasil. Mas, tempos nem tão novos assim. Durante a ditadura militar a imprensa foi colocada sob rigída censura. Militares ocupavam cadeiras e mesas das redações para "decidir" o que podia ser publicado. Hoje este papel, que já foi de homens fardados, é desempenhado por juízes - homens togados.

A censura, por enquanto, está nos órgãos de imprensa, amanhã, em espetáculos artisticos e, depois, no comportamento do cidadão comum ao andar nas ruas do país. 

Neste país em que as institituições "funcionam em plena normalidade", é esperar para ver!

A operação Lava Jato acusou o filho do ex-presidente Lula, Fábio Luis Lula da Silva (o Lulinha) de participar de um esquema com a empresa de telefonia Oi/Telemar e a sua própria empresa Gamecorp que beneficiou o ex-presidente Lula.

Imagina o barulho no Brasil se Fábio Luis entra na Justiça pedindo a proibição da divulgação desta operação? 

Imagina o barulho no Brasil se, quando na época do mensalão, o então presidente Lula tomasse alguma medida para censurar veículos de comunicação? 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS