Pensar Piauí
Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

40 anos do Papa João Paulo no  Piauí – a mamãe estava lá

Foto: ReproduçãoFaixa levantada por piauienses
Faixa levantada por piauienses

Há quarenta anos, em 8 de julho de 1980,  o Papa João Paulo II em uma longa viajem pelo Brasil, passou por Teresina, no Piauí.

Talvez tenha sido a maior aglomeração de pessoas deste estado. Notícias da época davam conta de cerca de 500 mil pessoas.

Ele foi recebido pelo povo piauiense e autoridades locais, no aeroporto da cidade. Naquele tempo era o Santos Dumont.

Minha mãe Zefinha, católica fervorosa, morava em Bocaina a 315km de Teresina, mas se deslocou de lá para a capital do Estado, a fim de ver o Papa João Paulo II.

Foto: Arquivo pessoalZefinha
Zefinha

Ele desceu do avião, beijou o solo piauiense, cumprimentou autoridades e dirigiu a palavra ao povo piauiense.

Este povo, na rapidez que o evento exigia, se posicionou politicamente estendendo uma faixa que ganhou o mundo “Sto Padre O POVO PASSA FOME”.

João Paulo II foi presenteado com um chapéu de couro menor que a cabeça dele. E em bom português ele registrou o fato.

Agora em maio, pela passagem do dia das mães, a juventude da minha família resolveu fazer uma homenagem à minha mãe de forma diferenciada: cada filho deveria contar uma história vivida com a mãe. Eustácio, irmão meu, lembrou dos momentos em que acompanhou nossa mãe na passagem de João Paulo II por Teresina.

A seguir, o depoimento de Eustácio, reportagem da TV Cidade Verde marcando o dia de hoje e vídeo da Rede Globo que fala (embora sem citar Teresina) da cobertura da emissora quando da vinda do Papa ao Brasil.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS