Vorcaro pagou hotel de alto luxo em Lisboa para Ciro Nogueira e Hugo Motta

Relatórios da investigação indicam possível custeio de hospedagens e indícios de pagamentos ligados ao Banco Master envolvendo autoridades durante evento jurídico em Portugal

Relatórios da PF sobre o Banco Master indicam que o banqueiro Daniel Vorcaro teria custeado estadia em Lisboa do presidente da Câmara Hugo Motta e do senador Ciro Nogueira em junho de 2024, durante fórum jurídico. Investigações também apontam esquema de pagamentos ao senador e medidas de sigilo em encontros.

O que aconteceu

A Polícia Federal, a partir da análise de materiais apreendidos na investigação do Banco Master, aponta que o banqueiro Daniel Vorcaro teria custeado despesas de hospedagem em Lisboa do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do senador Ciro Nogueira, em junho de 2024, durante o 12º Fórum Jurídico de Lisboa. O evento é conhecido nos bastidores como “Gilmarpalooza”.

O planejamento da viagem teria começado em 18 de junho de 2024. Segundo os relatórios, Vorcaro determinou reservas de suítes no hotel Four Seasons, entre 24 e 30 de junho, incluindo acomodações para si e para “Ciro e Hugo”. As mensagens também indicam preocupação com sigilo e controle de acesso visual a áreas do hotel, com pedidos para “privatizar” espaços externos e evitar que atividades fossem observadas por terceiros.

As investigações ainda apontam que o senador Ciro Nogueira já era alvo de apurações no âmbito da Operação Compliance Zero. Os indícios levantados sugerem a existência de um suposto fluxo de pagamentos mensais ligados ao grupo de Vorcaro, que teria variado de R$ 300 mil a R$ 500 mil, além de custeio de despesas como viagens em jatinhos. Até o momento, os citados não se manifestaram.