Violência contra a mulher: a perpétua pena de ser culpada por ousar se libertar

São muitas as formas de violência contra as mulheres e cada vez mais letais

Foto: Facebook
Francisca Carvalho

Por Francisca Carvalho, no Facebook

Então é Natal, mesmo aqui nesse hospital, onde estou internada há alguns dias deste dezembro do ano de 2020.  E Nao, não foi a Covid que me adoeceu.  

Estamos cercados de violências e violações que nos adoecem, amigas e amigos, falo principalmente de violências contra mulheres, cometidas por ex "parceiros" que não suportam o fato da mulher ter sobrevivido sem ele após uma separação.

Para um narcisista isso é um crime hediondo merecedor de uma pena perpetua. A perpetua pena de ser culpada de ousar se libertar.

São muitas as formas de violência e cada vez mais letais. Algumas formas de tortura e violência são invisíveis, porém não menos eficazes. Seus efeitos são terríveis, imensuraveis. 

A violência psicológica é, sem dúvida, uma das piores formas de ADOECER e MATAR lenta e covardemente uma pessoa. 

E para alguns que veem de fora as reações às torturas, aquela que ainda reage deve ser "louca", obsessiva, ou está "se vitimizando"...São tantos os estigmas para as que ousam gritar e não calar diante do absurdo, da covardia e da pequenez. 

Pois afinal como  reagir assim a algo que ninguem ve? 

Lembro dos que passaram pelos porões dos horrores nos anos de chumbo, que preferiram a morte do que ver seus filhos sofrerem. E é assim que os psicopatas agem, são capazes de destruir alguém sem encostar um dedo. Sabem a dor que podem lhes causar so por imaginarem que estao próximos dos seus filhos e filhas.

Esse tipo de violência (psicologica) é o germe de muitas doenças silenciosas e corrosivas, de muitos males que nos oprimem e nos destroem.

Mas o silêncio omisso, acovardado e muitas vezes cúmplice diante desses absurdos certamente é ainda mais devastador!

E só há uma certeza em tudo isso: eu que lute! Até o último suspiro! E mesmo que eu fique sozinha, desarmada, ferida, machucada, sem conseguir mais respirar... EU QUE LUTE !

E agradeço muito de coração a todas e todos que fortalecem essa luta, que ao final é a luta de todas as pessoas que anseiam por DIGNIDADE.