A manhã desta sexta-feira (20) começou com o caos instaurado no Hospital Infantil Lucídio Portela com pacientes denunciando a distribuição inadequada de senhas para atendimento no local.
O pensarpiauí conversou com a senhora Vânia Miranda, mãe de uma criança de oito anos e dona de casa. Ela afirma que chegou ao local às 5h e, mesmo com a senha de número 18 em mãos, não conseguiu marcar um simples retorno para sua criança no ortopedista. De acordo com ela, funcionários do local distribuem ou guardam senhas para pessoas que não estão na fila.
“Aqui as pessoas chegam às 3h para guardar uma vaga para marcar uma consulta para nossos filhos e simplesmente o funcionário que entrega as fichas, entrega antes para algumas pessoas que ele quer e quando a gente chega é a primeira pessoa a estar aqui e recebe a senha 3 ou 4 para frente”, disse Vânia.
Ainda de acordo com ela, havia nesta manhã o aviso de que uma série de especialidades seriam marcadas e agora essa possibilidade foi modificada para segunda-feira (23).
“Cheguei aqui às 5h e às 6h06 peguei a senha de número 18 e eles disseram que agora só na segunda-feira. O rapaz que chegou aqui às 4h e foi o primeiro pegou a senha de número 3 porque estão distribuindo senhas erradas”, afirmou Vânia.
O pensarpiauí contatou o Hospital Infantil Lucídio Portela através de sua assessoria de Comunicação e do diretor da unidade, o Dr. Ribamar Bandeira, em nota, o Hospita afirma que está passando por mudanças no sistema, o que pode gerar fluxo de pacientes além do normal e que não compactua com qualquer tipo de prática relativa aos "fura-fila". Confira a nota completa abaixo.
Nota de Esclarecimento
A Diretoria do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) vem, por meio desta, esclarecer a situação mencionada referente ao atendimento e à marcação de consultas.
Gostaríamos de reforçar que o fluxo de atendimento de nossos pacientes ocorre normalmente, com a organização necessária para garantir o cuidado adequado a todos. As filas são gerenciadas de forma a garantir o atendimento de acordo com a ordem de chegada, respeitando prioridades e a necessidade médica.
A respeito das denúncias mencionadas sobre possíveis irregularidades na distribuição de senhas, informamos que a Diretoria não compactua com qualquer tipo de prática envolvida e está comprometida com a transparência no processo de atendimento. Investigaremos com rigor qualquer alegação de irregularidade para garantir que o atendimento continue sendo feito de forma justa e honesta.
Quantos à espera por vagas, estamos passando por uma mudança no sistema, o que pode gerar fluxo de pacientes no hospital além do normal.