VÍDEO: Cachorro de deputado do PT é morto envenenado: “Covardia”

Ele atribuiu o ato a ataques covardes ligados à extrema-direita

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) denunciou, nesta segunda-feira (2), que seu cachorro foi envenenado no fim de semana. O animal, um American Bully chamado Senegal, passou mal nos últimos dias e não resistiu.

Nas redes sociais, o parlamentar lamentou a perda e fez duras críticas aos responsáveis pelo envenenamento. “Malditos covardes. Em vez de vir na reta se não gosta… Agora envenenarem meu cachorro, mano. Covardia, hein. Acordei hoje com a notícia de que o meu cachorro morreu envenenado. Estamos de olho, hein. Aquele que com veneno mata, no próprio veneno é morto”, escreveu.

Renato Freitas ganhou notoriedade por enfrentar a extrema-direita no Paraná e já foi alvo de ataques, incluindo um pedido de impeachment enquanto era vereador em Curitiba, além de mensagens racistas enviadas por e-mail a partir do gabinete de um parlamentar do Patriota.

Senegal foi presenteado ao deputado em 2023 por Ubiratan Bazilia Jr., cuidador de cães, durante um evento sobre Hip-Hop em Brasília. O nome foi escolhido como forma de combater estereótipos racistas. “Era para quebrar essa ideia preconceituosa de que tudo que é ligado à África é magro, mal cuidado, abandonado”, explicou Renato.

Em publicação no Instagram, o parlamentar destacou o papel afetivo do animal: “Desde que chegou, o Senegal foi companhia para minha mãe, divertimento e amizade comigo e com as crianças da família. Ontem passou mal, sintomas de envenenamento, hoje veio a óbito”.

Ele finalizou a homenagem com uma reflexão: “Deve ser legal ser negão no Senegal, e acho que para lá ele foi, pois aqui é território hostil, os covardes andam à solta… mas o mundo dá voltas, e nas voltas do mundo a gente se encontra”.

Renato não apontou suspeitos e não informou se registrou boletim de ocorrência.