Veja o que fazer se esteve em contato com paciente com Covid-19

Pessoas que moram na mesma casa de quem foi positivado com Covid-19 terão locais específicos para realizar sua testagem mediante agendamento.

Foto: FMS

 Fonte: Prefeitura de Teresina

A partir de agora as pessoas que moram na mesma casa de quem foi positivado com Covid-19 terão locais específicos para realizar sua testagem mediante agendamento. São os Centros de Rastreamento e Testagem (CRT), criados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para garantir uma maior agilidade na realização dos exames, cortando a cadeia de transmissão do novo coronavírus.

Esses centros estarão espalhados por toda a cidade e realizarão a testagem de quem mora com pacientes diagnosticados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do teste laboratorial do Lacen realizado nos hospitais, exclusivamente mediante agendamento prévio. Uma vez testado positivo, a FMS entrará em contato por telefone com o paciente para marcar de forma organizada o teste rápido de seus contatos intradomiciliares, no centro mais próximo à UBS em que ele foi atendido.

Também serão direcionadas para estes locais as pessoas que contatarem a FMS por meio do serviço Testa Teresina, conforme orientação recebida durante o atendimento via whatsapp.

O objetivo é conseguir fazer o rastreio do maior número de pessoas com o vírus, o que garante um isolamento com segurança. “Lembramos, no entanto, que o isolamento e a quarentena não dependem apenas do resultado do teste, e sim do compromisso daquela pessoa que está em contato com um positivo de ficar em casa pelo período indicado conforme a conduta médica”, alerta Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS.

Quatro destes centros já estão em funcionamento. Eles estão localizados nas faculdades AESPI/Unifapi (zona Leste), Estácio (zona Sudeste) e Uninassau (zona Sul), além do Clube dos Servidores Municipais (zona Norte). A FMS informa que há previsão para que em breve mais dois pontos sejam abertos, e destaca que esses centros de testagem são apenas para pessoas assintomáticas. Os contatos que apresentarem sintomas serão testados nas UBSs, onde também receberão atendimento médico.