Veja lista de convocados para a Seleção Brasileira

Dorival Júnior convocou os atletas que enfrentam Venezuela e Uruguai na data Fifa de novembro

O técnico Dorival Júnior e a comissão da Seleção Brasileira convocou, nesta sexta-feira (31). Na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Dorival revelou os nomes que enfrentarão a Venezuela e o Uruguai.

O Brasil treinará em Belém entre os dias 11 e 13, antes de embarcar para Maturin, onde enfrentará a Venezuela. O duelo está marcado para o dia 14, às 18h. Logo após o jogo, o grupo viajará para Salvador, local do embate contra o Uruguai, no dia 19, às 21h45, na Arena Fonte Nova. Na capital baiana, a Seleção treinará no Barradão.

Após a convocação dos atletas, a pergunta que não poderia faltar veio à tona e Dorival foi questionado sobre Rodri ter vencido a Bola de Ouro. O técnico, que até então não havia emitido uma opinião sobre a premiação, disse preferir "fazê-la em público", e partiu em defesa de Vinícius Júnior. Para o treinador não houve um jogador mais "agudo, decisivo e que mostrou seu talento ao longo da temporada mais que o Vinicius". 

"Na minha opinião, uma situação injusta, até porque é uma premiação individual. Nada contra quem ganhou o prêmio, muito pelo contrário, é o reconhecimento de um dos grandes atletas do futebol espanhol, porém o Vinicius, pelo trabalho que fez, deveria ter tido uma atenção diferente. Mas o maior prêmio que o Vinicius ganhou foi o reconhecimento e o respeito do seu povo. A grande maioria do povo brasileiro percebeu a injustiça que foi feita com o atleta que poderia ter tido a premiação com merecimento", disse Dorival

A construção do time

Dorival Júnior assumiu o comando da Seleção Brasileira em 10 de janeiro deste ano, abrindo um novo capítulo na história da equipe canarinho. Com uma carreira consolidada no futebol brasileiro, o treinador chegou com a missão de recolocar o Brasil no topo do futebol mundial e dar sequência ao trabalho iniciado por seus antecessores. Veja a lista: 

Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)

Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)

Atacantes: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr (Real Madrid)

Retrospecto

A estreia de Dorival Júnior à frente da Seleção não foi das mais fáceis. [Descreva os primeiros jogos, dificuldades enfrentadas, resultados]. No entanto, o treinador demonstrou desde o início sua capacidade de adaptação e de moldar a equipe de acordo com suas ideias.

Os desafios e as conquistas

O caminho de Dorival Júnior à frente da Seleção não tem sido fácil. O treinador enfrentou diversos desafios, e o futebol praticado pelo Brasil, não convence. E não se pode jogar a culpa na geração, que é formada por uma série de jogadores que têm desempenhado em seus clubes. É preciso encontrar um sistema que, de fato, maximize aquela quantidade de talento reunida na Granja Comary.