Vândalo invade altar da Basílica de São Pedro e destrói objetos históricos

O episódio ocorreu durante o Jubileu da Esperança, evento que deve atrair mais de 32 milhões de peregrinos a Roma até janeiro de 2026.

Um homem invadiu o altar principal da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta sexta-feira (7), após contornar a segurança de forma surpreendente. O altar, localizado sob o recém-restaurado Baldaquino de Bernini, foi danificado, com a destruição de objetos históricos, incluindo seis lustres de ouro do século XIX, que estavam avaliados em cerca de 30 mil euros cada.

De acordo com testemunhas, o homem, visível em um vídeo usando camisa azul e calça, estava visivelmente agitado enquanto chutava e arremessava os lustres no chão. Depois, ele arrancou e jogou no solo a toalha de renda branca que cobria o altar de mármore. O vândalo, que foi identificado como um cidadão romeno, foi rapidamente contido pelos gendarmes do Vaticano.

O incidente aconteceu durante o Jubileu da Esperança, evento que atrairá mais de 32 milhões de peregrinos a Roma até janeiro de 2026.

Apesar de a Basílica de São Pedro ser um local altamente vigiado, com controles de segurança rigorosos e detectores de metais para os visitantes que desejam atravessar a Porta Santa em busca de perdão e indulgência plenária, essas medidas não impediram o ato de vandalismo de sexta-feira, que ganhou grande repercussão após vídeos divulgados nas redes sociais. Até o momento, o Vaticano não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.