O poeta Caio Meneses, nasceu em São José do Egito, em Pernambuco e desde 2015 leciona no campus de Bom Jesus, da UFPI. Apaixonado pelas coisas sertanejas, recentemente, fez a poesia "Piauí", onde exalta qualidades do estado. O vídeo está num processo de viralização na internet. O pensarpiaui conversou com este professor/poeta.
Na conversa, que tentou traçar um perfil da vida de Caio, o poreta explicou o fenômeno de como o Sertão do Pajeú (onde fica São José do Egito) ser berço de tantas pessoas com dotes para a poesia.
Noutro trecho da entrevista, Caiu ressaltou a importância da interiorização da universadade brasileira, possibilitanto que pessoas do interior pudessem estudar sem precisar migrar para a grande cidade. Ele se deu como exemplo. É engenheiro de pesca, formado na Unidade Acadêmica de Serra Talhada/PE - campus avançado da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Caio Meneses é uma apaixonado pela Agricultura Familiar e tem dedicado seus estudos e trabalho a esta área do conhecimento. Apesar de ferrenhamente defender a Agricultura Familiar ele não vê impossibilidade na convivência com o Agronegócio, desde que este respeite o espaço do pequeno agricultor, as questões ecológicas, o controle dos pesticidas entre outras situações.
Como poeta, ele falou de seu processo de criação: "o tema desce de uma vez, o poema roda no juízo e é preciso correr para o computador."
Ao final da entrevista, além de recitar o poema "Piauí", Caio Menses também declamou outro poema: "A casa dos meus avós", ficando visivelmente emocionado ao final da declamação.
Veja a entrevista completa: