O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), oficializou, por meio do Decreto nº 27.445, as normas para o uso da chamada "faixa prefeital", destinada a cerimônias de posse e transmissão de cargo. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 27 de dezembro de 2024 e determina que a peça será utilizada pela primeira vez durante a posse do prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil) e do vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos), no dia 1º de janeiro de 2025.
Características e finalidades da faixa
Confeccionada em gorgorão de seda, a faixa prefeital terá aproximadamente 10 cm de largura, com as cores da Bandeira de Teresina e o Brasão do Município posicionado na altura do peito. A peça será usada de forma transversal, do ombro direito ao quadril esquerdo, onde será fixada a uma roseta de 9 cm de largura, também em gorgorão, com um botão azul central. As extremidades da faixa contarão com franjas azuis, conferindo acabamento refinado.
Além de cerimônias de posse, a faixa será utilizada em eventos como concessões de honrarias, recepções de autoridades nacionais e internacionais, e outras ocasiões formais, conforme orientação do Cerimonial do Executivo Municipal. Quando não estiver em uso, ficará sob a guarda do Cerimonial no Palácio da Cidade.
Programação da posse e início da gestão
A solenidade de posse de Sílvio Mendes, de Jeová Alencar e dos vereadores eleitos ocorrerá às 11h do dia 1º de janeiro de 2025, no Teatro SESC Cajuína, localizado na Avenida Cajuína, bairro Noivos. Em seguida, às 13h, será realizada a cerimônia de transmissão do cargo no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina.
Para marcar o início da nova gestão, uma missa em ação de graças será celebrada no dia 2 de janeiro de 2025, às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Amparo. O evento religioso simboliza um momento de reflexão e bênção para o mandato que se inicia.