UESPI discute com governador implantação de UAPI e encaminhamento do PCCS dos técnicos

UESPI discute com governador implantação de UAPI e encaminhamento do PCCS dos técnicos

Foto: Pensar Piauí
UESPI e Governador
Em reunião realizada nesta terça, no Palácio de Karnak, a administração superior da UESPI e o governador Wellington Dias (PT-PI) garantiram a realização de cursos de administração na modalidade a distância em 60 municípios do interior do estado. Outra pauta discutida pelos representantes, foi a minuta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos técnicos administrativos, a ser encaminhada para a Assembleia Legislativa do Estad
A reunião também contou com representantes da FAPEPI e da Secretaria de Educação do Piauí, que realizarão a oferta do curso à distância, primeira proposta da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), em conjunto com a UESPI. Segundo o reitor Nouga Cardoso Batista, foram os últimos acertos antes do lançamento do edital. “Nesse convênio que envolve a UESPI, FAPEPI E SEDUC existem, além das atribuições de cada órgão, responsabilidades também financeiras, então precisávamos mostrar para o governador todos os investimentos que precisam ser feitos para que ele, junto com a equipe de governo, viabilize o remanejamento orçamentário que vai dar suporte a essas realizações”, destacou.
Serão aproximadamente 3 mil vagas ofertadas, possibilitando aos piauienses o acesso ao ensino superior sem que tenham que se deslocar de suas cidades, o que é um objetivo do governo. “Queremos firmar e dizer para a população que todos os recursos necessários para que os cursos transcorram dentro da normalidade, como infraestrutura física, didática e pedagógica, estão assegurados pelo governo do estado”, complementou Nouga.
O presidente da FAPEPI, Francisco Guedes Alcoforado Filho, assegurou que o objetivo do governo está próximo, e logo todas as cidades do Piauí contarão com ensino superior. “Foi um grande acordo de cooperação técnica para ampliar os cursos superiores no estado, e o governador já autorizou um segundo vestibular no segundo semestre para mais municípios, e outro no final do ano para completar os 224 do estado, então no Piauí a partir de 2018 teremos ensino superior em todos os municípios”, assegurou.
Plano de Cargos, Carreiras e Salários
Na ocasião, também foi entregue um ofício sobre o PCCS dos técnicos da UESPI para o governador, que deu encaminhamentos no sentido de viabilizar o pedido. O PCCS já havia sido anteriormente discutido entre representantes dos técnicos e a SEADPREV, onde foi exposto o impacto da implantação do Plano e sua previsão no PDI 2017-2021. “A implantação do PCCS é mais que uma meta de gestão, é um prêmio justo aos que fazem de seu ofício uma marca de empenho pela UESPI. Sinto-me honrado em poder participar, enquanto gestor, desse importante momento de nossa universidade”, lembrou o reitor Nouga Cardoso
O Pró-Reitor da PROPLAN, Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro, também participou da reunião e comentou sobre a entrega da minuta: “A aprovação do PCCS na ALEPI e sua implantação ao longo de 2017 será a culminância de um planejamento consistente com a participação de técnicos de todos os Campi da UESPI. Tivemos o cuidado de contemplar o impacto orçamentário do PCCS no PDI para que não houvesse dificuldade de aprovação e implantação do plano”.
A expectativa agora é de que a Secretaria de Governo atenda ao despacho do Governador com a maior brevidade, para que o plano siga para votação na ALEPI.