SP amplia restrição a comércio, fecha escolas e veta cultos e futebol

"O Brasil está colapsando e, se nós não frearmos o vírus, não será diferente aqui em SP", diz o governador João Doria

Foto: CNN Brasil
João Doria

Em meio a recordes de mortes e internações por Covid-19, o governador de São Paulo, João Doria, anuncia nesta quinta-feira (11/3) a fase emergencial do plano de quarentena, com mais restrições que a atual fase vermelha.

Com isso, os serviços essenciais, como supermercados, padarias e postos de gasolina, terão horário limitado de funcionamento até as 20h.

Além disso, escolas estaduais, igrejas, jogos de futebol e lojas de material de construção terão as atividades suspensas. Trabalhos presenciais em escritório também serão vetados.

As medidas devem entrar em vigor a partir de segunda-feira (15/3), e valerão até o dia 30.

Há ainda um “toque de recolher” entre 20h e 5h. O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, pediu às pessoas que só saiam de casa nesse horário se houver alguma emergência.

Menezes também pediu à população que use máscara mesmo em casa em encontros com poucas pessoas.

Para evitar aglomeração em transporte público, o governo recomenda às empresas a adoção de um escalonamento no horário de entrada dos funcionários e colaboradores.

O horário definido pelo Executivo estadual é das 5h às 7h para indústria, das 7h às 9h para serviços e das 9h às 11 para comércio

O governador destacou que é uma “medida impopular e difícil”, mas que há apenas duas maneiras de conter o vírus: vacina e distanciamento social.

Na terça-feira, o estado de São Paulo registrou 517 mortes por Covid-19. Trata-se do maior número de óbitos já apresentado desde o início da pandemia, superando, inclusive, o dia 2 de março, quando 468 vidas foram perdidas em 24 horas.

De terça para quarta, houve mais 469 óbitos por Covid-19 no estado. Com isso, o número de mortes devido à doença chegou ontem a 62.570.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI estava em 83,6% na Grande São Paulo e 83% no estado. O número de pacientes internados era de 20.876, entre os quais 11.692 estavam em enfermaria e 9.184, em unidades de terapia intensiva (UTI), conforme dados desta quarta-feira.

Mesmo com índices em alta, o estado continua a registrar aglomerações e a taxa de isolamento na terça foi de 43%. A meta é alcançar pelo menos 60% – o ideal é 70%.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (11/3), o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o endurecimento das regras de convívio social é a única medida eficaz no momento para frear a pandemia.