Silvio Mendes tenta se passar como inocente útil do bolsonarismo

Será Silvio Mendes um bolsonarista?

Foto: Foto Silvio Mendes: Lucas Dias GP1
Sílvio, Ciro e Bolsonaro: juntos e misturados

Por José Salan B. Melo Engenheiro, ex-presidente da Eletrobras Piauí, pós-graduado em Comunicação Social

Será Silvio Mendes um bolsonarista? O grande esforço que faz Silvio Mendes para esconder que é bolsonarista mostra de forma cabal sua personalidade errática, fugidia e murista, como sempre foi. Esconder aquilo que é e representa de fato, é um grande problema, principalmente no meio político onde alguns espertos tentam se apresentar como apolíticos, exatamente para esconderem aqueles defeitos que o povo enxerga no político e como se passam como não políticos, não poderão ser acusados dos defeitos que só outros têm.

Pois bem, como é que o Silvio Mendes quer esconder que a chapa encabeçada por ele, de fato foi articulada, montada e é mantida pelo esquema de poder do bolsonarismo, liderado exatamente por aquele que é considerado o verdadeiro dono de sua chapa, Ciro Nogueira, que colocou sua esposa, Iracema Portela, como candidata a vice governadora, Joel Rodrigues como candidato a Senador e tem o PP como principal partido da coligação e principal fonte de recursos financeiros para a rica campanha que sua coligação vem fazendo no Estado.

Não podemos esquecer de forma alguma o grande exemplo dessa desfaçatez que foi Jair Bolsonaro quando percebeu que poderia ser candidato a presidente, passou a trabalhar sua imagem como o apolítico e anti-sistema. E, só agora, muito tardiamente o povo está tomando conhecimento do verdadeiro Bolsonaro; aquele de 28 anos no Congresso, sem apresentar um único projeto sequer, o rei da rachadinha, da família toda profissionalizada na política, que comprou 107 imóveis, sendo 51 deles com dinheiro vivo. Exatamente ele que fazia questão de se dizer não corrupto é pego com a “boca na botija”. Este é sem dúvidas o “apolítico”, que muitos tentam copiar, afinal ele chegou à Presidência da República.

Não queira o Silvio dizer que Ciro Nogueira não é o principal Ministro do Bolsonaro e junto com seu sócio no centrão, Artur Lira, são de fato os principais sustentáculos da politica governamental de Bolsonaro, que dão suporte político para todas as barbaridades que o Presidente vem fazendo, como as constantes ameaças de golpe, as agressões diárias contra o Supremo Tribunal Federal, contra as mulheres, contra os negros, índios, comunidade LGBT, etc. Ciro e Lira articulam também a base de sustentação dos projetos aprovados no Congresso que reduzem direitos e benefícios dos trabalhadores e dos mais pobres, que aniquilam a subsistência financeira dos Estados através do corte drástico das receitas; tudo com o apoio de deputados aqui do Piauí e do senador bolsonarista que foi eleito com os votos do Lula e do Wellington Dias, o Vein Traidor; todos eles estão na linha de frente da campanha da chapa que Silvio faz parte.

Na melhor das hipóteses, Silvio Mendes tenta se passar como inocente útil do bolsonarismo, mas é óbvio e ululante que ele tem plena consciência do papel que desempenha e que, de fato, cedeu seu nome e sua história para servir a um projeto político que está destruindo o Brasil; ele está pouco se lixando para esses problemas todos, como boicote do Presidente à compra de vacinas e à vacinação das pessoas, para as ameaças de golpe de Estado, para a galopante corrupção do Presidente, de seus ministros e de sua família e de todo o mal que vêm causando ao país.

Silvio tem tanta consciência de seu papel e de sua posição que não condena as ações golpistas e agressões de Bolsonaro contra as pessoas, especialmente as mulheres, contra a Constituição, a Democracia e ao Estado de Direito.

No frigir dos ovos, o que importa mesmo ao político Silvio Mendes é não perder votos por causa da imagem de Bolsonaro e de Ciro Nogueira, pois o que ele está de olho é no lucro eleitoral que ele poderá ter nessa história toda.