Silvio Mendes é mesmo Bolsonaro

Foi em vão o esforço que o candidato Silvio Mendes fez para esconder que representa o Bolsonaro na eleição estadual

Foto: Reprodução
Silvio e Bolsonaro

 

Por José Salan B. Melo, engenheiro, ex-presidente da Eletrobras Piauí

Foi em vão o esforço que o candidato Silvio Mendes fez para esconder que representa o Bolsonaro na eleição estadual. Quem cuidou de escancarar esta verdade foi o próprio Jair, através de sua live semanal que faz no Palácio da Alvorada. 

Na última quinta-feira, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, exibiu um cartaz da chapa Silvio Mendes, de forma que ninguém tivesse mais dúvidas de quem realmente é seu candidato aqui. Não bastasse tal exposição, ainda desejou boa sorte nas eleições no Estado. Mais explícito do que isto, impossível.

Como os integrantes da campanha de Silvio Mendes vinham tentando esconder a parceria nesta eleição, é claro que não gostaram da campanha feita pelo Presidente. Ora, apoiar Bolsonaro no Piauí significa perder voto. Eis exatamente o xis da questão: se Bolsonaro gozasse de um grande prestígio no Piauí, não restariam dúvidas de que Silvio Mendes o mostraria em todos os cartazes e em toda campanha televisiva, assumindo, com muito gosto, a paternidade de sua campanha no Estado.

Silvio não quer publicizar seu apoio a Bolsonaro, não por qualquer tipo de discordância política ou ideológica com ele, mas somente porque aqui no Piauí quem apoia Bolsonaro perde voto. Todos nós sabemos que em muitos aspectos, Silvio segue a filosofia do bolsonarismo, haja vista suas manifestações preconceituosas e racistas. Basta olhar para os acontecimentos dos últimos tempos: seu conhecido autoritarismo enquanto prefeito, sua tergiversação diante da vacina contra a covid, sua falsidade fingindo não ser político, além do próprio fingimento de que não é bolsonarista. São traços típicos dessa política nefasta que vem destruindo nosso país, mas que o Piauí conseguiu, até aqui, evitar boa parte de seus efeitos maléficos, exatamente porque tem um Governo Democrático e Popular muito bem assentado e com vívida atuação. Não foi à toa que o Piauí foi um dos estados que teve melhor desempenho no combate à covid-19.

Enquanto Silvio esconde o Bolsonaro o nosso estado, em Brasília acontece esta hipotética cena: Bolsonaro lê nos jornais nacionais que os candidatos de Ciro Nogueira e de Artur Lira, os donos do Centrão, estão escondendo o Presidente em suas campanhas nos respectivos estados. Vale lembrar que foram estes que venderam muito caro a sustentação ao governo Bolsonaro no Congresso.

Quem conhece Bolsonaro já imagina como ele deve ter reagido. Imediatamente, pediu ao Ciro um Cartaz de Silvio Mendes para "ajudar" seu parceiro. Assim, não tinha espaço político pensável para Ciro negar a entrega do cartaz, uma vez que a negativa poderia significar um rompimento político, tal é o grau de compromisso e a simbiose existente entre os dois. Isso serve para nos chamar a atenção também que a candidatura de Silvio Mendes a Governador do Piauí pode estar no pacote da negociação do Centrão com Bolsonaro.  

Aqui, é importante assinalarmos que a reação de Silvio Mendes diante da revelação de Bolsonaro mostra apenas que ele age por puro oportunismo político. 
É durante a campanha eleitoral que o candidato mais precisa se revelar e ser revelado ao eleitor. Quando, para não perder voto, ele esconde uma informação fundamental, é clara a intenção de enganar o eleitor. Ora, se ele engana durante a campanha, quando mais precisa do apoio popular, o que não fará quando estiver no poder e não precisar dar esse tipo de satisfação à sociedade?

A forma que Silvio apareceu em seus comerciais de televisão defendendo que não apoia nenhum candidato a presidência e, ao mesmo tempo, apoia todos, também é reveladora de sua falsidade. Basta olhar ali, pois está estampado em seus olhos que mente compulsivamente aos eleitores. Ao analisar sua propaganda política, observamos a forma patética que se posiciona: quando fala de cada candidato a presidência, cita com muita ligeireza seus partidos. Porém, ao falar de Bolsonaro, surge uma grande dúvida, “qual é mesmo o partido de Bolsonaro?”, interpretando, esdruxulamente, um ingênuo desinformado. Isso foi a senha maior de sua falácia. 

Todo este episódio é muito revelador e serve para tirar qualquer dúvida que ainda possa existir sobre quem são os verdadeiros parceiros de Silvio no cenário nacional. Primeiro, mostra a fraqueza do candidato e a sua falta de autonomia, além de provar, definitivamente, que quem de fato manda na chapa é o Ciro Nogueira.

É por isso que existe campanha eleitoral! A principal importância desta é revelar os candidatos, para que o eleitor conheça verdadeiramente o caráter de cada um.

Acredito que o povo do Piauí, além da vacina contra a Covid, que aqui foi muito bem aplicada, também já esteja vacinado contra mentiras e falsidades.