Sete de setembro mostrará “o tamanho do fascismo no Brasil”, diz Barroso

As falas feitas pelo magistrado ocorreram em uma palestra no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Foto: Congresso em Foco
Ministro Luís Roberto Barroso

 

Nesta sexta-feira (5) o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse que o possível apoio de manifestantes ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de Setembro, mostrará “o tamanho do fascismo no Brasil”.

As falas feitas pelo magistrado ocorreram em uma palestra no 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo.

“O 7 de Setembro se forem os apoiadores de um dos candidatos (mostrando suporte), faz parte da democracia. E devemos olhar isso com todo o respeito. Agora, se for o episódio para fechamento do Supremo ou do Congresso, aí vamos saber mesmo o tamanho do fascismo e do sentimento antidemocrático no Brasil”, disse Barroso.

Também foi destacado pelo ministro a necessidade de se separar possíveis ataques do conceito de ‘liberdade democrática’.

“Uma coisa é a liberdade de apoiar qualquer candidato, a outra coisa é querer destruir as instituições. Apoiar um candidato é liberdade democrática. Agora, destruir as instituições é fascismo, um sentimento antidemocrático. E isso precisa ser reprimido”, acrescentou.

A solidez das instituições e dos órgãos de segurança pública também foi defendida por Barroso ao citar o ato de 7 de Setembro do ano passado.