Serviço de Inspeção Estadual assegura qualidade e segurança de alimentos consumidos no Piauí

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi), reforça a importância da coleta de amostras para análises laboratoriais realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual (S

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi), reforça a importância da coleta de amostras para análises laboratoriais realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) nas indústrias registradas no estado. A prática é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal consumidos pela população.

De acordo com o gerente de Inspeção da Adapi, Gerlan Vieira, a coleta de amostras ocorre de forma sistemática em diferentes etapas da cadeia produtiva, desde o abate, passando pelo processamento até o armazenamento dos produtos. O objetivo é identificar precocemente possíveis contaminantes, avaliar a conformidade dos alimentos e assegurar que os processos de produção estejam de acordo com as normas sanitárias e regulatórias.

Foto: Ascom Sada

“A coleta de amostras permite detectar pontos críticos de contaminação e adotar ações corretivas eficazes, prevenindo doenças de origem alimentar e protegendo a saúde pública. Além disso, fortalece a confiança do consumidor e contribui para a rastreabilidade dos alimentos, o que facilita eventuais ações de recolhimento e reforça a transparência na cadeia de produção”, explica Gerlan Vieira.

As amostras coletadas passam por análises específicas em laboratórios credenciados, garantindo um monitoramento contínuo da qualidade dos alimentos produzidos no estado. O trabalho é realizado em conformidade com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que assegura a equivalência sanitária entre os serviços estaduais e federal, possibilitando que os produtos piauienses alcancem mercados de outros estados.

Foto: Ascom Sada

Para o gerente da Adapi, além de proteger a saúde da população, o serviço de inspeção fortalece o setor agropecuário e impulsiona a economia local. “A análise regular das amostras é uma ferramenta fundamental no controle de qualidade e na construção de uma indústria alimentícia mais segura, responsável e sustentável”, destaca Gerlan Vieira.

O Serviço de Inspeção Estadual é responsável pela fiscalização sanitária de produtos de origem animal elaborados em estabelecimentos registrados no SIE/Sisbi, garantindo que cheguem à mesa do consumidor alimentos dentro dos padrões de higiene e segurança estabelecidos pela legislação.

Foto: Ascom Sada