Sebrae e Seduc firmam parceria para aplicação de aulas de empreendedorismo

Sebrae e Seduc firmam parceria para aplicação de aulas de empreendedorismo

Foto: Google
Sebrae e Seduc
“O Despertar tem por objetivo incentivar os jovens a empreender. Prepará-los para que vivenciem aspectos da cidadania enquanto fator de responsabilidade social, contribuindo para uma mudança socioeconômica e favorecer o desenvolvimento de futuros profissionais, tornando-os mais aptos a atuar no mercado, assumindo o papel de empreendedores em quaisquer situações que se apresentem no cotidiano”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Com carga horária de 84 horas, o Despertar é dividido da seguinte forma: 44 horas de atividades presenciais, 30 horas de trabalho de campo orientado pelo professor e 10 horas para organização da Feira do Jovem Empreendedor.
Durante esse período, o estudante terá informações sobre empreendedorismo, tendências de mercado, planejamento, trabalho em equipe, metas, rede de contatos, eficiência entre outros temas.
Para a implantação do Despertar nas escolas, o Sebrae realizará capacitação dos professores em 40 horas.
MAIS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DO SEBRAE
Para estudantes do ensino fundamental, o Sebrae tem o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP. Cada ano dessa fase escolar possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. As apostilas têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação, tanto para os estudantes quanto para os professores.
São trabalhados temas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; Sabores e Cores; Eco Papelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social; e Novas Ideias, Grandes Negócios.
A metodologia do JEPP é vivencial e semiaberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local e dos alunos.
Já para alunos de ensino superior, o Sebrae desenvolveu o Desafio Universitário Empreendedor.
Por meio de uma plataforma virtual, alunos de qualquer curso superior realizam tarefas que simulam a gestão de empresa, buscando soluções criativas para os desafios apresentados.
A plataforma utiliza um software de gerenciamento que, durante a competição, afere a pontuação de cada participante, gerando um ranking de jogos, um ranking histórico e um ranking do ciclo. Os resultados de cada um dos alunos são comparados com os dos demais participantes.
O participante conquistará pontos por meio de capacitação presencial, ensino a distância na plataforma Sebrae, participação no Papo de Negócio, disciplinas de empreendedorismo cursadas nas instituições de ensino e jogos online.