A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, participou nesta sexta-feira (4), na cidade de Água Branca, do 18ª Jornada do Conhecimento. O evento aconteceu no Auditório da Subseção da OAB.
O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão (EGC). Houve ainda a palestra “Envelhecer com Dignidade”, ministrada pela superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, por meio da Escola de Gestão e Controle, tem promovido eventos em diversos municípios do estado com o objetivo de capacitar esses gestores públicos. A iniciativa visa desenvolver competências essenciais para aprimorar a gestão pública, aumentar a eficiência administrativa, fortalecer a transparência e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população.
A 18ª Jornada do Conhecimento teve início na quinta-feira (3), com a solenidade de abertura e a palestra “Desafios do Gestor Público Municipal”, ministrada pelo conselheiro substituto Jaylson Campelo, e segue até o final do dia desta sexta-feira(4), reunindo prefeitos, vereadores, gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil.
Gilvana Gayoso, superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou os esforços do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Governo do Piauí para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa. “O objetivo é promover um envelhecimento digno por meio de ações integradas que envolvem diversas áreas. Reforçarmos a importância da implementação de políticas públicas inclusivas nos municípios, do acesso à saúde e serviços essenciais, além do incentivo à participação social e ao respeito à pessoa idosa”, destacou a superintendente.
Ainda de acordo com a superintendente, o compromisso da Sasc é divulgar os direitos da população idosa. “Buscamos assegurar a dignidade, a liberdade e o bem-estar das pessoas idosas, promovendo ações como essa, por meio da Superintendência da Pessoa Idosa “, acrescentou Gilvana Gayoso.
A meta é que sejam realizadas pautas sociais para promover o debate e a reflexão sobre os direitos da pessoa idosa e fortalecer as redes de proteção da população idosa junto aos municípios piauienses. A solenidade contou a participação de 20 municípios da região do Médio Parnaíba.