Dos estados da região sul do Brasil, Santa Catarina chama para si o destaque de ser anti-petista radical. É de lá o ex-senador Jorge Bornhausen (Arena, PDS, PFL e DEM) que cunhou uma frase que ficou famosa: “vamos extinguir esta raça!” (se referindo aos petistas). O estado orgulha-se de não ter eleito prefeitos do PT na maioria das cidades (são 11 prefeitos petistas, de acordo com o TRE-SC) e, tem como governador, um dos bolsonaristas mais entusiasta: Jorginho Mello. O estado que se orgulha de não ter eleito maioria de prefeitos petistas é hoje a unidade da federação que mais prefeitos cassados por corrupção ostenta. O pensarpiauí tratou deste tema nesta reportagem: Santa Catarina, que se diz antipetista, tem 22 prefeitos cassados por corrupção
Agora, o prefeito reeleito de Forquilhinha, no sul de Santa Catarina, José Cláudio Gonçalves, conhecido como Neguinho, do PSD, foi afastado do cargo nesta terça-feira (15) após operação da Polícia Civil responsável por investigar irregularidades em diversos contratos municipais.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor). Um empresário, cujo nome não veio à tona, também foi preso suspeito de participar do esquema.
Outras três pessoas também foram afastadas de seus cargos na administração pública enquanto outros 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A Justiça também autorizou o sequestro de bens e valores de R$ 1,7 milhão para reparar os danos causados ao município de pouco mais de 31 mil habitantes. Com esta prisão, Santa Catarina chegou a 28 gestores públicos afastados de seus cargos nos últimos quatro anos, nenhum do PT.