O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebrou nesta quinta-feira (1º), em sua terra natal, o Piauí, durante a entrega de imóveis do Minha Casa, Minha Vida, na zona Norte de Teresina, um marco histórico para o Brasil na luta contra a fome: o país saiu oficialmente do Mapa da Fome, segundo anúncio da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele lembrou que, em 2022, cerca de 33,1 milhões de brasileiros viviam em situação de fome.
“Logo no início do governo, alertei o presidente Lula sobre o alto número de pessoas em insegurança alimentar. Estabelecemos como meta erradicar a fome até 2026, com a esperança de alcançar esse resultado já em 2025. E conseguimos”, afirmou o ministro.
Wellington Dias destacou que essa conquista foi fruto de um esforço conjunto entre os governos federal, estaduais e municipais. “Foi uma surpresa até para mim. Esse resultado comprova a força do trabalho integrado com os municípios. Agradeço a todos os prefeitos, inclusive ao prefeito Silvio Mendes, e ao governador Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste, que liderou a região com o melhor desempenho na redução da fome”, declarou.
Segundo o ministro, o país reduziu a taxa de subnutrição de aproximadamente 8% da população para apenas 1%. Ele atribuiu esse avanço a uma combinação de fatores, como o crescimento econômico, a valorização do salário mínimo, os investimentos em saúde, o aumento do emprego e o incentivo ao empreendedorismo.
Dias também destacou o papel do Brasil no cenário internacional, ressaltando a atuação do presidente Lula. “O presidente teve papel decisivo ao recolocar a fome e a pobreza na pauta global, por meio da Aliança Global contra a Fome. Essa iniciativa contribuiu para melhorar os índices de segurança alimentar no mundo todo”, afirmou.
De acordo com dados apresentados pelo ministro, a insegurança alimentar global vinha em crescimento desde 2015, passando de 600 milhões para 750 milhões de pessoas. No entanto, entre 2023 e 2024, houve uma redução de 77 milhões. “Desses, 29 milhões correspondem ao Brasil. É um recorde. Como ministro responsável por essa área, sou profundamente grato por esse resultado”, concluiu.
A redução da fome no país foi amplamente comemorada por especialistas e organizações internacionais, que destacaram o Brasil como exemplo de políticas públicas eficazes, alinhadas ao desenvolvimento econômico e à inclusão social.