SAF participa de evento de avaliação do projeto Quintais Produtivos em Piracuruca

Em Piracuruca, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou, nesta segunda-feira (7), do Seminário de Encerramento do Projeto Quintais Produtivos, evento que teve como objetivo avaliar os avanços do programa, lançado há um ano para fortalecer a a

Em Piracuruca, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou, nesta segunda-feira (7), do Seminário de Encerramento do Projeto Quintais Produtivos, evento que teve como objetivo avaliar os avanços do programa, lançado há um ano para fortalecer a agricultura familiar e o protagonismo feminino no semiárido.

A SAF apoia a iniciativa por meio da entrega de sementes crioulas, mudas e kits de irrigação, que auxiliam as mulheres com o trabalho no campo. De acordo com Rejane Tavares, secretária da Agricultura Familiar, o programa é uma forma de garantir geração de renda e independência financeira. “Um projeto que já é um sucesso, porque não só gera renda para as mulheres, mas também promove alimentação saudável, reforça a identidade cultural e fortalece a agricultura familiar”, destacou.

Foto: Geirlys Silva/SAF

Rejane Silva, integrante da Coordenação Executiva da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), uma das entidades executoras do programa, reforçou a importância do trabalho das mulheres na produção de alimentos agroecológicos. “Os quintais incentivam as mulheres tanto na produção quanto na comercialização dos produtos. Eles também funcionam como uma terapia, melhoram a renda, a saúde e a qualidade de vida”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, a programação seguiu com visitas de campo a algumas das áreas atendidas. Uma delas foi no Assentamento Alfinim, onde a agricultora familiar Luzimar Silva recebeu a equipe e apresentou os resultados da sua produção. “Esse projeto, para mim, tem sido muito importante, porque tem me ajudado. Ele ampliou aquilo que eu já tinha, o que eu já vinha trabalhando aqui desde 2003”, relatou.

Foto: Geirlys Silva/SAF

Projeto Quintais das Margaridas

O Projeto Quintais das Margaridas é uma iniciativa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e organizações da sociedade civil. A ação promove a implantação de quintais agroecológicos como estratégia de geração de renda e segurança alimentar.

Foto: Geirlys Silva/SAF