Rebeca Andrade faz história ao vencer o "Oscar do Esporte" em Madri

Ela é a 1ª brasileira premiada

A ginasta Rebeca Andrade entrou para a história do esporte brasileiro ao conquistar o prêmio de "Retorno do Ano" no Laureus World Sports Awards, realizado em Madri, na Espanha. Com isso, ela se tornou a primeira brasileira a receber a prestigiosa estatueta, considerada o “Oscar do Esporte”.

A premiação reconheceu a trajetória marcante da atleta, que brilhou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Rebeca superou a norte-americana Simone Biles na prova de solo, garantindo o ouro olímpico, além de levar duas pratas (individual geral e salto) e um bronze por equipes.

"Me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, abençoada pela equipe e pela família que tenho, que acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava", disse Rebeca emocionada.

Ela também fez questão de agradecer sua psicóloga, Aline Wolff, pelo apoio durante o período mais difícil da carreira, quando enfrentou três cirurgias no joelho. “Fico feliz de ser uma referência para as novas gerações e para tantas pessoas, como símbolo de força e superação. Mostro que é possível alcançar nossos objetivos, independentemente de onde viemos”, completou.

Na disputa, Rebeca superou nomes de peso como o nadador Caeleb Dressel (EUA), a esquiadora Lara Gut-Behrami (Suíça), o motociclista Marc Márquez (Espanha), o jogador de críquete Rishabh Pant (Índia) e a nadadora Ariarne Titmus (Austrália).

A estatueta foi entregue por Cafu, ex-lateral da Seleção Brasileira e capitão do penta em 2002.

Confira os outros vencedores do Laureus 2025: