Rafael Fonteles participa do Painel Discutindo o Piauí na OAB

O evento foi realizado pela Comissão de Direito Eleitoral

Foto: Rafaela Leal
Rafael Fonteles na OAB-PI

Nessa quarta-feira (13), o pré-candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT), participou de um encontro no auditório da OAB-PI, do projeto Discutindo o Piauí, realizado pela Comissão de Direito Eleitoral. Na ocasião apresentou dados do desenvolvimento econômico e debateu o futuro do estado. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Piauí, Celso Barros, abriu a noite de diálogos agradecendo a oportunidade de receber Fonteles para falar das suas pautas de governo. 

“Nós agradecemos a sua disponibilidade de vir a casa da advocacia piauiense. Porque nós assim como a população queremos saber quais seus principais vetores de atuação. Além disso é uma oportunidade de trazermos alguns pleitos da nossa advocacia”, disse o presidente. 

Rafael, abriu seu discurso alegando ser um entusiasta do estado. Segundo ele, o Piauí conviveu por muito tempo com o aspecto do coitadismo junto ao Governo Federal. 

“Isso se deu principalmente pelo atraso educacional, mas foi modificado bastante longo dos 20 anos . Há uma mudança cultural relacionada a autoestima e valorização dos piauienses, das coisas que temos e daqueles que foram destaque Brasil a fora”, comentou. 

Durante o diálogo, Fonteles falou ainda das potencialidades do estado e do desenvolvimento em relação ao nordeste e o restante do país. Grande parte desse trabalho foi desenvolvido por ele como secretário de fazenda, junto do ex-governador Wellington Dias. 

“O Piauí é a bola da vez para quem empreende, principalmente pelo maior PIB da região nordeste e o segundo em relação aos 27 estados brasileiros, segundo dados do IBGE. Segundo ponto é devido ao menor nível de desemprego do nordeste. Terceiro ponto é que o estado e o terceiro maior em capacidade de investimento público, isso tem relação com o pagamento de suas contas em dia”, ressaltou. 

Na ocasião foram ressaltados outros pontos da economia local. De acordo com Fonteles, o Piauí bateu recordes históricos de investimento. Cerca de R$ 1,5 bilhão com recursos do próprio estado. R$ 200 milhões de convênios federais. 

“O que o investidor mais deseja é um ambiente estável e com poder público capacitado a responder às demandas de infraestrutura, qualificação de mão de obra, serviços de saúde. É isso que escutamos quando vem um investidor”, disse. 

Outro dado divulgado por Fonteles, foi que o Piauí foi o que mais cresceu no comércio varejista no ano de 2021 em relação aos demais estados. Além disso, teve a menor taxa do nordeste de jovens que não estudam e não trabalham. A proposta é investir  ainda mais e principalmente em tecnologia e promover um governo digital. 

“Vamos apostar forte na indústria tecnológica, mas sem esquecer dos pequenos negócios, porque a gente quer ver PIB na mão das pessoas”, ressaltou Rafael.

Foto: Rafaela Leal
Rafael Fonteles na OAB-PI