O governador Rafael Fonteles autorizou a criação da Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (Faculdade PIT), conforme publicado no Diário Oficial do Estado na edição de sexta-feira (7). A nova instituição fará parte do sistema estadual de ensino.
A Faculdade PIT terá como foco o ensino, a pesquisa e a extensão, com ênfase nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O objetivo é promover inovação tecnológica, empreendedorismo e impacto social. A faculdade oferecerá cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e tecnológicos, além de programas de curta duração, voltados para a formação profissional, pesquisa e desenvolvimento de inovação.
Além disso, a Faculdade PIT buscará estimular a criação de um ecossistema de inovação que conecte empresas, startups, instituições públicas e privadas, e organizações acadêmicas. Ela será vinculada à Investe Piauí e oferecerá cursos livres, profissionalizantes e técnicos de curta duração, com foco nas áreas de tecnologia e inovação.
Os cursos serão ministrados por profissionais qualificados e utilizarão metodologias ativas e PBL² (baseado em problemas e projetos), garantindo formação prática e relevante para o mercado de trabalho. A instituição se comprometerá a capacitar alunos que se destacarão em suas carreiras.
A criação e o funcionamento da Faculdade PIT estão condicionados à aprovação do requerimento de credenciamento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Além disso, a instituição deverá seguir as diretrizes e normas do CEE e passar por processos de avaliação periódica para as renovações de credenciamento.