Rafael Fonteles assina a desapropriação do Cine Rex

Local deve se tornar uma escola de cinema, além de veicular películas de maneira popular.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou o decreto que declara a utilidade pública do prédio aonde ficava o Cine Rex, no Centro de Teresina. O documento que define a desapropriação do local foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa sexta-feira (2).

O imóvel era de propriedade dos herdeiros do médico David Cortellazzi, que faleceu em 2021. Com o decreto, estes donos ficam obrigados a vender o prédio, seja por negociação ou via judicial.

“Fica declarado de utilidade pública, para fins de desapropriação, pela via administrativa ou judicial, o imóvel situado na Avenida Senador Teodoro Pacheco, em frente à Praça Pedro II, nº 1301, Centro, Município de Teresina-PI, com área de 73,00 m² e perímetro de 112,00 m, identificado no Anexo Único deste Decreto”, diz o texto.

No local, o governo pretende instalar uma escola de cinema voltada para alunos da rede estadual e reativar o cinema de rua, assegurando assim a preservação e revitalização do local. O candidato à prefeitura pelo PT, Fábio Novo, tocou neste tema em entrevista ao Barão Nas Eleições 2024. Relembre.

O decreto ressaltou a urgência na desapropriação do imóvel e a Procuradora-Geral do Estado está autorizada a adotar as providências necessárias à efetivação da medida.