Quem é Severo Eulálio que amanhã assume presidência da ALEPI?

Após a posse da nova mesa e a abertura do ano legislativo será lida a Mensagem de Governo

A Assembleia Legislativa realiza a posse da Mesa Diretoria do próximo biênio na segunda-feira (3); quando o atual presidente, Franzé Silva (PT), transmitirá  o cargo ao próximo presidente do Legislativo do Piauí, Severo Eulálio do MDB.

No mesmo dia acontece a solenidade de leitura da Mensagem Anual de Governo, na sessão que abre o ano legislativo. O governador Rafael Fonteles (PT) apresentará aos deputados, representantes dos demais poderes e ao povo do Piauí as metas da gestão para o ano de 2025.

As solenidades iniciam às 9 horas com a revista da tropa na avenida Marechal Castelo Branco. Logo após a foto oficial dos deputados a nova mesa diretora é empossada em sessão especial que ocorre no plenário Deputado Waldemar Macedo. A sessão de abertura do ano legislativo acontece às 11 horas e logo após o novo presidente e os governadores concedem entrevista coletiva no Plenarinho Deputado Prado Júnior.

Quem é Severo Eulálio?

Severo Maria Eulálio Neto, mais conhecido como Severo Eulálio, nasceu emTeresina, em 7 de outubro de 1983. É  filho de Kleber Dantas Eulálio e Lúcia Maria Bona Andrade Eulálio. É advogado e atualmente deputado estadual pelo Piauí.

Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), é também Bacharel em Administração com habilitação em Marketing na mesma instituição sendo pós-graduando em Direito Constitucional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Assessor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (SINPOLJUSPI), da Associação de Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM), além de assessor especial da presidência do Tribunal de Contas do Piauí e secretário de Representação do município de Picos em Teresina. Eleito deputado estadual pelo PMDB em 2014, reelegeu-se pelo MDB em 2018 e 2022. Em 1º de fevereiro de 2023 a Assembleia Legislativa do Piauí foi palco de uma decisão inéditaː elegeu Franzé Silva para presidi-la e elegeu Severo Eulálio para o biênio a iniciar-se em 2025, neste último caso antecipando em dois anos o rito sucessório.

Seu pai foi eleito deputado estadual pelo Piauí por sete mandatos e seu avô, Severo Maria Eulálio, foi eleito deputado federal pelo referido estado em 1970.

Planos de Severo Eulálio para a ALEPI

O deputado Eulálio destacou a reforma do prédio da Assembleia como um dos principais desafios de sua gestão, alertando que as obras podem dificultar a presença dos parlamentares e, consequentemente, o acesso da população ao Legislativo. Para minimizar os impactos, ele defendeu um planejamento estratégico junto à construtora, garantindo que o espaço continue sendo um canal de diálogo e reivindicações.

Além da infraestrutura, o novo presidente pretende fortalecer o Poder Legislativo, valorizar os servidores e investir em tecnologia para ampliar a transparência e a eficiência dos processos internos. Ele ressaltou que a escuta ativa das demandas da população será prioridade, assegurando que as necessidades dos cidadãos sejam encaminhadas ao Executivo de forma ágil e eficaz.

Com mais de uma década de experiência na Assembleia, Eulálio acredita que sua boa relação com o governo estadual será um trunfo para facilitar debates e encontrar soluções para os desafios enfrentados pela sociedade.