PT lança vídeos com evangélicos para combater preconceitos

Petistas evangélicos relatam como o exercício de sua fé se relaciona com as bandeiras sociais e políticas do partido

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma série de vídeos nos quais membros da comunidade evangélica compartilham como sua fé se conecta com as bandeiras sociais e políticas do partido. A iniciativa visa apoiar as 32 mil candidaturas do PT nas eleições municipais deste ano.

Entre os entrevistados estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e o pastor Oliver Goiano, da Igreja Batista da Lagoa. O projeto, intitulado “Testemunhos de Fé e Luta”, é liderado pela Fundação Perseu Abramo, responsável pela pesquisa e educação política do partido, que também criou a “Cartilha Evangélica – Diálogo nas Eleições”.

Em seu depoimento, Jorge Messias, que frequenta a Igreja Batista Cristã e professa sua fé há 40 anos, desmentiu rumores de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fechar igrejas. “Esse boato foi utilizado em campanhas desde 1989. A verdade é que, desde a eleição de Lula em 2002, nunca houve um aumento tão significativo de igrejas no Brasil”, afirmou o chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).

Messias também destacou que a Lei de Liberdade Religiosa, sancionada por Lula, facilitou a regularização de novas igrejas protestantes. “Pude testemunhar o crescimento de novas denominações, resultado de uma lei aprovada pelo presidente Lula”, acrescentou, creditando aos governos petistas a expansão internacional das igrejas evangélicas brasileiras.

Além disso, ele comparou a disseminação de fake news a uma passagem bíblica sobre a serpente no Jardim do Éden, enfatizando que muitas mentiras visam causar medo e insegurança entre os evangélicos com fins eleitorais.

A deputada Benedita da Silva, conhecida como “PTcostal”, fez uma analogia entre as pautas do PT e ensinamentos cristãos. Frequentadora da Igreja Presbiteriana Betânia de Niterói, ela afirmou que não é verdade que evangélicos não votam no PT. “O PT cuida das pessoas em todas as condições, desde a prostituta até o trabalhador desempregado”, disse.

Benedita também destacou a conexão entre a atuação do governo e as práticas cotidianas dos evangélicos, especialmente dirigindo-se às mulheres. “Esse governo tem tudo a ver com o que fazemos, como a cozinha solidária, que ajuda os necessitados”, finalizou a parlamentar.