Deputados da bancada do PT decidiram, após reunião e votação feita por videoconferência na tarde desta segunda-feira (4), declarar apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara. Rossi é o candidato do atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Dono da maior bancada da Casa, com 54 parlamentares, o PT enfrentava resistências ao nome de Baleia Rossi, pela sua ligação com Michel Temer, vice-presidente que conspirou e traiu a presidente Dilma Rousseff no Golpe de 2016.
A votação entre os petistas foi apertada, já que muitos defendem que o partido apresente uma candidatura própria. A maioria, no entanto, acredita que apoiar Baleia Rossi seja a melhor estratégia para derrotar o candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL).
A candidatura de Baleia Rossi representa um conjunto de 11 partidos, de direita e esquerda, que disputarão o comando da Câmara contra o deputado Arthur Lira (PP-AL), indicado por Jair Bolsonaro. As 11 legendas – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede – somam 280 parlamentares.
A assessoria da liderança do PT informou que a reunião ainda está em andamento e que provavelmente o número exato dos votos será divulgado em instantes.